Não Editável História Acções RSS

PortugalEmGraficos/DividaDirecta

Esta página é a segunda de uma série onde tentamos ilustrar o caminho que nos conduziu ao actual desastre económico (a que chamámos Portugal em Gráficos).

Dívida Directa

Dados extraídos do Pordata, folha de cálculo disponível em formato ODF: 03-divida-directa.ods.

  • 03-divida-directa.png

O gráfico anterior ilustra a evolução da dívida directa do estado. Há duas fases distintas que se identificam de forma muito evidente:

  • 03-divida-directa-fases.png

Com estes gráficos ficamos a saber o seguinte:

  • A dívida directa do estado evolui de forma quase linear durante a fase I, independentemente do governo. Notar que a dívida como percentagem do PIB tem outra evolução mostrando as reacções desta em função das diferentes administrações, vou apresentar este gráfico na parte quatro desta série;
  • Consequência directa da crise financeira que se instalou a partir de 2007 o crescimento da dívida acelera de forma dramática, sendo em grande parte o factor responsável pela presente situação em que o país se encontra.

Notar que a dívida que contraímos hoje será paga pelo crescimento futuro do país, numa economia estagnada há 10 anos (ver a fase III da evolução do PIB), aumentar a dívida exponencialmente equivale ao suicídio. Várias pessoas alertaram para este facto, mas os nossos governantes foram completamente surdos a essas vozes.


Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.



CategoriaAnalise