Não Editável História Acções RSS

AcercaSite

Acerca deste site

Estamos todos fartos de ouvir falar em corrupção, má gestão de dinheiros públicos e de simples incompetência. Isto acontece todos os dias e abrange todos os partidos políticos. Não colocamos em dúvida por um segundo a honradez dos nossos jornalistas e o respectivo desejo de cobrirem todas as notícias de uma forma imparcial, no entanto, por motivos que não vale a pena explorar, os assuntos acabam por ser esquecidos, por vezes não se cruzam os dados que seriam fáceis de cruzar, os destaques são dados ao futebol ou coisa parecida e perde-se o momento, esquece-se o problema.

O que surpreende verdadeiramente é que, sendo muitas vezes a informação do domínio publico, os pontos não são ligados pelas pessoas ficando estas desta forma impossibilitadas de contemplar o contexto geral do problema.

O que nos propomos fazer neste site é exactamente disponibilizar o cruzamento de toda essa informação que é publica e não foi desmentida. Pretendemos fazer isso estabelecendo ligações entre pessoas, empresas e organismos oficiais, recolhendo informação dos sites oficiais, dos jornais, rádios e televisões.

Quem pode participar

Toda a gente pode contribuir para este Wiki. Temos apenas algumas secções de acesso um pouco mais restrito, tais como os modelos para novas páginas ou secções que estejam a ser alvo de grande controvérsia. Estas restrições têm como único objectivo manter alguma ordem na estrutura do site.

Qualquer pessoa que, pelas suas contribuições para o site, demonstre ter mérito para ter acesso de modificação às áreas restritas apenas tem de enviar um mail ao webmaster.

Para obter uma conta para editar o wiki basta registar-se e começar a trabalhar.

Como participar

Pode participar de várias formas:

  • Pode recolher informação e enviar-nos para inclusão no site. Tenha apenas em conta que apenas aceitamos informações que sejam do domínio público, que tenham sido publicadas em jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação social e que não tenham sido contestadas de forma convincente (isto é, os desmentidos de políticos valem o mesmo que a palavra de um politico, muito pouco mesmo, pelo que isso não conta como contestação válida);
  • Da mesma forma, se encontrar informação falsa no tretas.org, por favor avise-nos por forma a pudermos retirar essas notícias do ar o quanto antes.

  • Pode aceder directamente às páginas de edição deste wiki. É muito fácil de utilizar e nós de bom grado daremos acesso a quem quer que esteja disponível para participar. Atenção, não são permitidos partidarismos de qualquer espécie. Todos os membros da equipa devem tentar ser o mais imparciais possíveis.
  • Na nossa página de Discussão temos uma lista de possíveis temas a abordar. Se quiser pode iniciar um desses temas.

Privacidade

Nós no tretas.org levamos a sério a sua privacidade. Assim todos os mails enviados, serão sempre apagados, depois de terem sido lidos. Além disto, os logs do site são mantidos apenas o tempo necessário para permitir despistar problemas de natureza técnica, se não houver nenhum problema para resolver, não mantemos registos de acessos.

É claro que não deve nunca deixar a terceiros a sua própria segurança e privacidade. Informe-se da melhor forma de navegar anonimamente, por principio afaste-se o mais que possa de produtos informáticos comerciais, use open source sempre que possível.

Recomendamos especificamente:

  • Não usar produtos da microsoft!

    A sério, neste momento não pudemos ter a certeza de estar a usar uma máquina windows segura, isto é, que não tenha trojans ou outro tipo de software malicioso que nos espia todos os movimentos que fazemos. Lembre-se que os produtos de anti-virus apenas detectam uns 80% dos vírus que andam na net, como saem milhares de vírus todos os dias, as probabilidades indicam que deve ter a sua máquina windows infectada.

    O propósito dos softwares maliciosos é roubar a sua privacidade, obter acesso às suas contas bancárias, obter os seus números de cartão de crédito pelo que corre um risco enorme por estar a usar software defeituoso. O software é defeituoso porque os problemas do windows não se devem à sua popularidade, mas sim a problemas de arquitectura, que só muito dificilmente serão resolvidos pela microsoft.

    Considere-se pois, avisado.

  • Se tem dinheiro para isso compre um Mac da apple;

  • Se tem inclinação técnica, ou se tem um amigo que lho instale, use um sistema GNU/Linux, é rápido, seguro e para o utilizador final muito fácil de utilizar;

  • Se tem mesmo que usar windows, ao menos faça um favor a si mesmo, para navegar use o Firefox, ou o Google Chrome, ambos os sofwares têm modos de funcionamento que não deixam traços da sua navegação no PC que estiver a utilizar;

Conteúdo admissível no site

Aceitamos no site todo o conteúdo que tenha a ver com:

  • Corrupção quer de entidades privadas, quer públicas (empresas, municípios, estado, etc);
  • Más práticas de governação, mais uma vez quer no sector privado, quer publico;
  • etc...

Não se aceitam noticias não fundamentadas, rumores, apontamentos em blogs (mesmo que o autor tenha grande reputação), nem nada que se pareça com maledicência ou partidarismo.

Se mesmo assim tivermos conteúdos controversos, deve se assinalado de forma visível a existência da controvérsia e tentar o melhor possível ilustrar os dois lados da moeda.

Wikileaks

Tratamento de informação confidencial e de acesso restrito

Apesar de preservarmos tanto quanto possível a identidade dos colaboradores neste site, não temos o nível de protecção que o Wikileaks oferece. Além disto, se tiver material classificado do estado português, ou qualquer outro tipo de material que deseje tornar publico e onde é necessário a todo o custo manter secreta a origem desse material, então deve mesmo usar o Wikileaks para a sua divulgação. Este site garante através de vários mecanismos e protecções a total confidencialidade em relação à origem do material que publica e garante por outro lado que esse material não é retirado da Internet, nem mesmo pelos próprios estados!

Neste site desejamos apenas referenciar, organizar e cruzar informação que é do domínio publico e que tenha sido publicada em meios de comunicação social respeitados e respeitáveis (eu sei, se calhar é uma exigência demasiado estrita, mas vamos tentar!). Assim se tiver por exemplo provas de corrupção de um político, jornalista, autarca, etc, pode publicar nesse site essa informação. No tretas.org, poderemos publicar links para o Wikileaks se for necessário para explicar algum caso.

Direitos de cópia

Considera-se que todo o conteúdo deste site está disponibilizado de acordo com a Licença Creative Commons excepto nas partes onde esteja assinalado outro tipo de direito de cópia ou quando os direitos pertencem a terceiros, por exemplo excertos notícias.

Ficha Técnica