Não Editável História Acções RSS

MedinaCarreira

1. Medina Carreira

Iniciou a sua vida profissional como técnico fabril de fundição de aço. Dedicou-se à advocacia, à consultoria em empresas e à docência universitária, a última das quais exercida no Instituto Superior de Gestão, no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e no Instituto Estudos Superiores Financeiros e Fiscais.

A par da sua carreira profissional, desempenhou outras funções, como as de membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, membro do Conselho Fiscal da Fundação Oriente, vice-presidente do Conselho Nacional do Plano, vogal do Conselho de Administração da Expo'98, presidente da Comissão de Reforma de Tributação do Património (nomeado por António Sousa Franco), presidente da Direcção da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores e vogal eleito do Conselho Superior da Companhia de Seguros Sagres.

Como Ministro das Finanças negociou com o FMI um empréstimo no valor de 750 milhões de dólares.

Em 1978 abandona o PS, por divergências quanto à política económica adoptada pelo partido no poder. Em 2006 apoiou publicamente a candidatura de Aníbal Cavaco Silva à Presidência da República.

Nos últimos anos tem sido um grande crítico das finanças públicas portuguesas relativamente ao endividamento e despesa pública e à actual carga fiscal portuguesa. Também tem criticado a situação actual da educação, justiça e inexistência de políticas contra a corrupção.

2. Dados Biográficos

foto.jpg

Nome completo:

Henrique Medina Carreira

Data de nascimento:

14 de Janeiro de 1931

Lugar de nascimento:

Bissau - Guiné Bissau

2.1. Habilitações

Ano

Escola

Observações

-

-

Bacharel em Engenharia Mecânica

1954

Universidade de Lisboa

Licenciatura em Ciências Pedagógicas

1962

Universidade de Lisboa

Licenciatura em Direito

-

Instituto Superior de Economia e Gestão

Frequentou sem acabar o curso de Economia

2.2. Experiência/Percurso Profissional

Início

Fim

Local

Função

1975

1976

VI Governo Provisório

Subsecretário de Estado do Orçamento

1976

1978

I Governo Constitucional

Ministro das Finanças

2.3. Fontes

3. Entrevistas

3.1. Apresentação na Assembleia da República

Em 19 de Outubro de 2010, Medina Carreira fez a seguinte apresentação na Sala do Senado da Assembleia da República, integrada no colóquio Dívida Pública Causas, Consequências e Perspectivas de Evolução. Recomendo que consulte os slides disponíveis aqui enquanto assiste à apresentação.

Pedimos desculpa tanto pela baixa qualidade da imagem, como da falta de sincronia entre a imagem e o som, isto deve-se ao facto de o video disponibilizado no site do parlamento já ser de baixa qualidade.

4. Dossiers e outros Artigos

5. Ficheiros anexados a esta página

6. Comentários


Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.



CategoriaBiografia