Conteúdo
-
Estação de Metro do Terreiro do Paço - Artigos
- O primeiro acidente nas obras de construção
- Dias seguintes ao acidente e suspensão dos trabalhos
- Reabertura da zona afectada ao trânsito e novo aluimento
- O inquérito sobre o acidente
- Recomeço dos trabalhos cerca de um ano depois
- Abatimento do passadiço metálico para a circulação automóvel
- Remoção do passadiço metálico para a circulação automóvel
- Fecho da estação fluvial e mudança de percursos pedonais
- Operação de esvaziamento do túnel
- Pedido à Procuradoria Geral da República (PGR)
- Comissão Parlamentar de Inquérito aos acidentes
- Opinião de Técnicos especialistas
- Polémica em torno do parecer da PGR
- Nova solução e custos para o Metro no Terreiro do Paço
- Auditoria do Tribunal de Contas à gestão do Metropolitano entre 1999 e 2003
- Reforço do túnel
- Caso da obra atribuída por ajuste directo a ex-empresa do presidente do Metro
- Acusações de falta de segurança nos túneis do Metro na baixa Pombalina
- Previsões falhadas de conclusão da obra
- Testes de segurança em causa antes da inauguração
- Inauguração
- Primeiras infiltrações detectadas
- Obras à superfícies
- Auditoria do Tribunal de Contas às derrapagens nas obras públicas - Metro
- Novas infiltrações detectadas
- Comentários
Estação de Metro do Terreiro do Paço - Artigos
Esta página contém artigos referentes ao dossier sobre a Estação de Metro do Terreiro do Paço.
Os artigos estão agrupados pelos vários assuntos que constituem a saga desta estação desde o acidente nas obras de construção, representando uma cronologia por si só.
O primeiro acidente nas obras de construção
Aluimento de terras no Metro de Lisboa
- Data: 2000.06.09
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
Um aluimento de terras nas obras do Metro junto à Praça do Comércio, em Lisboa, está a bloquear desde as 15:00 o trânsito no local. O acidente, que não provocou vítimas, consistiu no abatimento do passeio e parte da estrada na Infante D.Henrique, na zona da Estação fluvial Sul e Sueste.
A explicação oficial, para este acontecimento, que foi dada por o Metro de Lisboa indica que «no decurso dos trabalhos da construção da futura estação Terreiro do Paço, quando se procediam a trabalho de tratamento de solo e na sequência da realização de um furo com 15 centímetros de diâmetro numa aduela, registou-se uma entrada descontrolada de água e de lamas, no túnel que ligará a futura estação do Terreiro do Paço a Santa Apolónia. Paralelamente à entrada de água no túnel ocorreu uma fuga de materiais arenosos, junto ao aterro do Caís da Colunas, o qual provocou um abatimento de alguns daqueles terrenos».
Dias seguintes ao acidente e suspensão dos trabalhos
Jorge Coelho avalia obras do Metro
- Data: 2000.06.10
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
Depois do susto e da grande confusão gerada por abatimento de terras nas obras do Metropolitano na Praça do Comércio, o ministro reuniu-se hoje com responsáveis da obra e da CML. Continuam as restrições ao trânsito e nas estações do Metro da Baixa.
Perigo de novo aluimento na Praça do Comércio
- Data: 2000.06.10
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
O ministro da Presidência e do Equipamento Social admitiu hoje à noite que pode haver novo abatimento de terras nas obras do metro no Terreiro do Paço, Lisboa, mas que decorrem todas as obras necessárias para o prevenir.
Praça do Comércio fora de risco
- Data: 2000.06.11
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
O risco de novos problemas na zona da Praça do Comércio, em Lisboa, é cada vez menor, afirmou o engenheiro do consórcio das obras do Metro. O túnel deve ficar, esta noite, cheio de água e o trânsito só regressa amanhã. Na Praça do Comércio, em Lisboa, prosseguem os trabalhos de bombagem para preencher uma secção do túnel do futuro metropolitano com mil metros de extensão e uma largura equivalente a um prédio de três andares. Os trabalhos estão, no entanto, demorados para evitar a ocorrência de novos problemas à superfície.
- Data: 2000.06.12
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
As obras do Metro no Terreiro do Paço estão suspensas até serem apuradas as razões da derrocada na sexta-feira passada. A circulação do trânsito na zona deve começar a regressar ao normal a partir da próxima quarta-feira, ainda que com condicionamento para veículos pesados.
A decisão foi conhecida após uma reunião dos responsáveis do Metro, onde também esteve presente o ministro das Obras Públicas, Jorge Coelho.
Praça do Comércio: Metro retoma funcionamento
- Data: 2000.06.12
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
A circulação na rede do Metropolitano, condicionada desde sexta-feira devido a um assentamento de terras no Terreiro do Paço, é hoje retomada a partir das 6:30, mantendo-se restrições ao trânsito na zona da Baixa e na ligação fluvial.
Reabertura da zona afectada ao trânsito e novo aluimento
Trânsito normalizado no Terreiro do Paço
- Data: 2000.08.01
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
O trânsito no Terreiro do Paço fazia-se normalmente esta manhã graças à entrada em funcionamento, desde as 00:00 de hoje, de um passadiço metálico que faz a ligação à Av. Infante D. Henrique.
Segundo o Metropolitano de Lisboa (ML), a circulação rodoviária na zona através do passadiço ficará limitada aos veículos ligeiros e transportes públicos. Já o trânsito de pesados entre Alcântara e Santa Apolónia permanecerá desviado para circulares exteriores.
Terreiro do Paço cede; responsáveis desdramatizam (actual)
- Data: 2000.08.05
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
Os técnicos do Metropolitano de Lisboa detectaram uma nova oscilação na placa, noticia o semanário «Expresso». O Terreiro do Paço deverá ser de novo fechado ao trânsito. O secretário de Estado Adjunto desdramatiza e anuncia medidas para a próxima semana.
O inquérito sobre o acidente
Excesso de confiança e erro humano
- Data: 2000.06.27
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
O ministério de Planeamento revelou os resultados preliminares do inquérito feito ao acidente ocorrido na estação de metro do Terreiro do Paço e concluiu que o excesso de confiança e o erro humano foram as principais razões.
Rui Correia, engenheiro do LNEC e presidente da Comissão de Inquérito afirma que «tudo indica que se criou uma sensação de confiança quanto à execução destes trabalhos, que os trabalhos que deviam ser feitos na zona inferior das aduelas foram executados da seguinte maneira: fizeram-se vários furos sem que a seguir se fizessem os tratamentos de terreno»
Obras do metro explicadas ao Parlamento
- Data: 2000.07.19
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
Jorge Coelho reafirmou as suas posições, esta tarde, aos deputados da comissão parlamentar do Equipamento Social, sobre o incidente das obras do Metro no Terreiro do Paço. Prazos, só depois do relatório definitivo.
Terreiro do Paço: troço do túnel ficou deformado
- Data: 2000.08.10
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
Um «pequeno troço» do túnel do Metro junto ao local da futura estação Terreiro do Paço sofreu deformações e vai ser enchido com betão leve...
O secretário de Estado dos Transportes, Guilhermino Rodrigues, que tem a tutela do Metro, escusou-se, porém, a revelar o conteúdo do relatório final sobre as causas do acidente e a atribuição de responsabilidades, adiantando que o documento «está a ser analisado» e na posse do ministro Jorge Coelho, a quem foi remetido.
Metro: relatório culpa empreiteiro por acidente
- Data: 2000.08.17
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
O empreiteiro das obras do Terreiro do Paço poderá vir a ser processado por negligência, como o único culpado do acidente. A fiscalização, a cargo da Ferconsult, e o dono da obra, o Metropolitano, saem desculpados por este acidente no relatório final da comissão de inquérito, noticia hoje o jornal «Público», que teve acesso ao relatório final.
Um fax enviado ao empreiteiro dois dias antes do acidente, no qual a Ferconsult alertava para deficiências de operacionalidade da Metropaço na execução da obra é o novo documento que sustenta ilibação da Ferconsult.
Metropolitano indeferiu reclamação do Metropaço
- Data: 2000.09.21
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
O Metropolitano de Lisboa (ML) não atendeu à reclamação do construtor Metropaço, sobre as conclusões da comissão de inquérito ao acidente ocorrido nas obras do Metro no Terreiro do Paço a 9 de Junho.
O Metropaço alega ainda que a comissão de inquérito foi liderada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), entidade consultora do ML.
Recomeço dos trabalhos cerca de um ano depois
Mais 2,7 milhões de contos para a estação do Terreiro do Paço
- Data: 2001.05.28
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
No dia em que foram retomadas as obras no Terreiro do Paço, o presidente do Metropolitano de Lisboa disse que o projecto vai custar mais 2,7 milhões de contos e que só irá estar concluído daqui a dois anos... Manuel Frasquilho, disse à TSF que este acréscimo, provocado pelo afastamento da obra do local do acidente, permite reduzir o risco que o projecto representa.
Abatimento do passadiço metálico para a circulação automóvel
Cedência do piso leva ao corte de trânsito
- Data: 2001.06.26
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
Um abatimento da placa provisória que permitia a circulação junto ao antigo edifício da Bolsa, na Praça do Comércio, levou a que o trânsito fosse cortado nesse local.
Brissos dos Santos, sub-comissário da polícia explicou à TSF o que aconteceu: «Um veículo embateu com a parte de baixo nas placas de ferro que estão colocadas sobre o passadiço, em frente ao antigo edifício da Bolsa. As placas começaram a abater o alcatrão e levantaram, o que fez com que a parte de baixo de um dos veículos ficasse destruída».
Metropolitano castiga fiscal por abatimento do piso no Terreiro do Paço
- Data: 2001.06.26
- Fonte: Público
- Autor: Redacção
Um fiscal das obras do Metropolitano no Terreiro do Paço foi hoje transferido de serviço na sequência do abatimento do piso ocorrido ontem à noite, informou a administração do Metro. Em declarações à Lusa, o administrador do Metropolitano de Lisboa (ML), Leiria Pinto, acusou a fiscalização da obra, a cargo da Ferconsult, uma empresa do próprio Metro, de má actuação.
Metropaço é responsável por novo abatimento
- Data: 2001.06.26
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
O Metropolitano de Lisboa considera que as fissuras no alcatrão da Avenida D. Henrique, em Lisboa, são responsabilidade da Metropaço. A administração do Metro considera que o consórcio responsável fez um mau trabalho e que a fiscalização também foi deficiente.
Trânsito cortado no fim-de-semana
- Data: 2001.06.29
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
Fonte do Metropolitano de Lisboa anunciou que devido ao calor, o pavimento na zona do Terreiro do Paço voltou a abater, facto que levou à necessidade de se realizarem obras de repavimentação na zona. O tráfego vai ser cortado...
O incidente provocou algum alarme, uma vez que se pensou estarem a ocorrer mais problemas nas obras de construção da estação de Metro.
Remoção do passadiço metálico para a circulação automóvel
Trânsito condicionado no Terreiro do Paço
- Data: 2001.08.01
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
As obras na futura estação do Metropolitano do Terreiro do Paço obrigam ao corte, a partir de hoje e até dia 20, do troço inicial da Av. Infante D. Henrique. As paragens dos transportes na zona também sofrem alterações.
A interdição ao trânsito deve-se à necessidade de remover o passadiço metálico que liga as zonas do Ministério das Finanças e a Estação Sul e Sueste.
Fecho da estação fluvial e mudança de percursos pedonais
Alterações no Terreiro do Paço, a partir de segunda-feira
- Data: 2001.09.28
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
As obras da nova estação do metro de Lisboa no Terreiro do Paço vão obrigar a algumas alterações no destino dos cacilheiros e nos percursos pedonais que ligam esta zona aos cais e ao interior da cidade.
De acordo com Leiria Pinto, administrador do Metropolitano de Lisboa (ML), o percurso... será assegurado através de um corredor com quatro metros de largura, entre a zona da estação e o Campo das Cebolas.
Para proteger os passageiros da chuva neste percurso, que passa a ser mais longo, a administração do metro decidiu instalar protecções, que só estarão disponíveis no fim da próxima semana.
Obras do metro encerram terminal fluvial a partir de hoje
- Data: 2001.10.31
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
Segundo a Transtejo, empresa que assegura as ligações fluviais entre as duas margens do rio, está prevista para 5 de Novembro a abertura do terminal fluvial da Ribeira das Naus, que vai assegurar provisoriamente a ligação com Cacilhas II nos dias úteis.
Operação de esvaziamento do túnel
Governo encomenda novo estudo sobre Metro no Terreiro do Paço
- Data: 2002.06.26
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
Valente de Oliveira... Para que seja encontrada uma solução, o ministro anunciou que foi pedida uma peritagem a um consultor holandês "com grande traquejo em obras de condições idênticas, áreas sísmicas e alagadas".
"Vou esperar pelo relatório de peritagem deste holandês para garantir que a solução e a estabilidade existem", afirmou...
Túnel do Terreiro do Paço tem fenda de 150 metros
- Data: 2002.09.24
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
Uma equipa de mergulhadores detectou uma fenda com 150 metros de comprimento e 60 centímetros de profundidade no túnel do Metro, no Terreiro do Paço, em Lisboa. A administração diz que a situação não merece «preocupação especial».
A equipa de mergulhadores desceu ao túnel na última semana, para fazer uma inspecção visual, depois de se ter concluído a primeira fase de esvaziamento, que retirou cerca de 2400 metros cúbicos de água. O túnel tem um total de 350 metros e foi inundado num acidente em Junho de 2000.
Presidente do Metro garante que não há perigo de colapso no túnel do Terreiro do Paço
- Data: 2002.09.30
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
Segundo o presidente do Metro, a "brecha foi detectada na soleira de betão", sobre a qual serão colocados os carris, a qual "não tem nada a ver com o túnel". Manuel Frasquilho sublinhou que "a situação actual não permite concluir se a estrutura foi afectada" aquando da entrada de água no túnel, pelo que o processo continua à medida que são obtidas novas informações. "Foi necessário instalar instrumentos de medição e são esses dados que estão a ser trabalhados e analisados", acrescentou.
Valente de Oliveira anuncia esvaziamento de túnel
- Data: 2002.11.01
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
O ministro das Obras Públicas, Valente de Oliveira... «Vai iniciar-se a segunda fase do esvaziamento da parte do túnel entre o poço da Marinha e a estação do Terreiro do Paço»
Terreiro do Paço vai cumprir prazos
- Data: 2002.11.02
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
A administração do Metropolitano de Lisboa diz que a operação para a retirada da água no túnel do Terreiro do Paço está a correr bem e deve terminar no prazo estabelecido.
O responsável explicou ainda como se vai processar a operação: «Vamos retirar agora aproximadamente 7500 metros cúbicos de água. Uma operação que vai ser feita por três patamares, cada um deles com três dias e meio e intercalados por 24 horas para ir medindo a instrumentação».
Pedido à Procuradoria Geral da República (PGR)
Terreiro do Paço: Metro pede intervenção da PGR
- Data: 2002.10.15
- Fonte: TVI 24
- Autor: Redacção
«Enviámos hoje uma carta ao ministro da tutela, Valente de Oliveira, a solicitar que todos os ofícios sejam enviados à PGR para averiguar se tínhamos ou não legitimidade para fazer o acordo e se defendemos ou não os interesses do Estado», disse à agência Lusa o administrador do Metro com o pelouro das obras, Leiria Pinto.
Relatório do metro do Terreiro do Paço segue para a Procuradoria-Geral da República
- Data: 2002.10.15
- Fonte: Jornal de Negócios
- Autor: Jornal De Negócios - Online
O ministro Valente de Oliveira mandou hoje o «dossier» do metro do Terreiro do Paço para a Procuradoria Geral da República, disse hoje fonte oficial do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Habitação.
O processo envolve um contrato assinado em Maio de 2001, entre a administração da empresa pública Metropolitano de Lisboa (na altura tutelada por Ferro Rodrigues) e a Metropaço, consórcio a quem foi entregue a obra de construção da estação no Terreiro do Paço.
Comissão Parlamentar de Inquérito aos acidentes
Maioria quer comissão de inquérito às obras do Terreiro do Paço
- Data: 2002.10.16
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
O PSD e o CDS/PP pediram hoje uma comissão de inquérito parlamentar para apurar eventuais responsabilidades do anterior Governo no «branqueamento» dos problemas nas obras do Metro do Terreiro do Paço...
As bancadas da maioria querem saber porque não foi dado cumprimento pelo ex-ministro socialista do Equipamento Social Ferro Rodrigues a orientações do seu antecessor na pasta, Jorge Coelho, que em Agosto de 2000, «mandou accionar» mecanismos de responsabilização do empreiteiro por acidentes verificados na obra do Metro em Junho desse ano, com base num relatório que apontava para «negligência».
Metro: Coelho disponível para esclarecimentos
- Data: 2002.10.16
- Fonte: TVI 24
- Autor: Redacção
O ex-ministro e deputado do PS Jorge Coelho mostrou-se hoje disponível para prestar «todos os esclarecimentos necessários» no âmbito da comissão de inquérito parlamentar sobre as obras no Metro no Terreiro do Paço.
Ferro Rodrigues não se intimida com «palermas»
- Data: 2002.10.17
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
O secretário-geral do PS não se deixa intimidar por «métodos e mentiras semelhantes às da extrema-direita no regime anterior». Ferro Rodrigues criticou as suspeitas do PSD e CDS/PP sobre a responsabilidade do líder do PS no acidente do Metro no Terreiro do Paço. Ferro Rodrigues reagiu com expressões duras às suspeitas levantadas pelo PSD e pelo PP. Os dois partidos querem que seja realizado um inquérito ao acidente nas obras do Metro, no Terreiro do Paço, no Verão de 2000.
Ferro Rodrigues «nervoso» e excessivo na linguagem
- Data: 2002.10.17
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
O deputado Guilherme Silva, líder parlamentar do PSD, diz que as declarações sobre «palermas» feitas por Ferro Rodrigues denotam «nervosismo» e são impróprias para um líder da oposição. «Há expressões que só qualificam quem as usa», disse.
«Os políticos também têm coração»
- Data: 2002.10.17
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
Numa tentativa de justificar o termo «palermas», usado para classificar os dirigentes da coligação PSD/CDS, Ferro Rodrigues explicou que teve necessidade de exprimir a sua «indignação». «Os políticos também têm coração», disse.
Investigação sobre Metro do Terreiro do Paço começa hoje na AR
- Data: 2002.11.04
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
A comissão de inquérito ao acidente nas obras do Metropolitano do Terreiro do Paço, que envolve o actuação de Ferro Rodrigues enquanto ministro do governo anterior, toma hoje posse na Assembleia da República.
Comissão chama Ferro Rodrigues e Jorge Coelho
- Data: 2002.11.07
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
Ferro Rodrigues, Jorge Coelho e o Conselho de Administração do Metro foram chamados a depor na comissão de inquérito às obras do Metro do Terreiro do Paço. Segundo o PSD não serão os únicos, «muitos outros responsáveis» ainda serão chamados. É possível que o próximo responsável a ser chamado seja o ex-ministro das Obras Públicas, Joaquim Ferreira do Amaral.
Jorge Coelho diz que voltaria a culpabilizar construtores pelo acidente do Metro
- Data: 2002.11.12
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
O dirigente socialista, que falava na comissão de inquérito parlamentar sobre a actuação do anterior Governo quanto ao acidente no Metropolitano do Terreiro do Paço, ocorrido em Junho de 2000, afirmou que "se fosse hoje, voltava a assinar o mesmo despacho. A culpa não podia morrer solteira". Jorge Coelho sustentou que nunca foram encontradas razões para alterar a sua decisão quanto ao acidente, enquanto ministro do anterior Governo.
Metro: não houve «incumprimento do despacho»
- Data: 2002.11.12
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
Ferro Rodrigues diz que, quando assumiu a pasta do Ministério do Equipamento, cumpriu o despacho de Jorge Coelho sobre o acidente do metro no Terreiro do Paço. Ferro sugere que este assunto voltou à baila por causa do congresso do PS.
Metropolitano assume responsabilidade
- Data: 2002.11.12
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
«De todo este processo, ressalta claramente que o empreiteiro tem responsabilidades mas o grupo Metro não está isento de responsabilidades», declarou Manuel Frasquilho (na foto), presidente do Conselho de Gerência do Metropolitano de Lisboa...
Segundo este reponsável, novos estudos geológicos indicavam o aparecimento de uma língua de areia da qual não havia conhecimento e que punha em causa a validade técnica do relatório inicial. Perante estes dados o Metropolitano decidiu então avançar com o processo. Até porque, no final de 2000, surgiu a garantia de apoio através dos fundos comunitários mas os trabalhos do Metro tinham de ficar concluídos em 2006.
Supremo valida despacho de Jorge Coelho que responsabiliza Metropaço
- Data: 2002.11.12
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
O acórdão do STA, datado de Outubro de 2001 e a que a SIC teve acesso, rejeita o recurso que tinha sido interposto pelo empreiteiro daquelas obras ao despacho em que Jorge Coelho, na altura ministro das Obras Públicas, o responsabilizara pelo acidente naquele túnel, no Verão de 2000.
COELHO CONTRARIA FERRO E DEFENDE LITÍGIO NO METRO
- Data: 2002.11.13
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Nuno Ivo
... Coelho... afirmou que voltaria hoje a assinar o despacho em que se pronunciou pela “negligência” do empreiteiro... Coelho ressalvou não ser seu hábito manter-se informado e atento à evolução das situações após a sua saída dos ministérios.
- Data: 2002.11.13
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
O antigo secretário de Estado dos Transportes, explicou as razões que o levaram a retirar a acusação de negligência contra o empreiteiro responsável pelas obras do Metropolitano, no Terreiro do Paço. «Era preciso fazer cedências para que as obras não parassem», disse Rui Cunha.
«A cedência de desaparecer a classificação de negligência, assumindo a própria administração do Metropolitano que, de facto, perante o aparecimento da língua de areia, das colunas de brita, e havendo algumas fraquezas do próprio projecto, manter a classificação de negligência na actuação do empreiteiro só poderia prosseguir por via litigiosa», explicou...
Apesar desse acordo, afirmou, não houve necessidade de se fazer um despacho.
Oposição acusa maioria de ferir imparcialidade da comissão
- Data: 2002.11.13
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
Dez dias depois de ter começado a comissão de inquérito ao acidente no metro do Terreiro do Paço, o PSD anunciou algumas conclusões à imprensa. Uma atitude que, segundo a oposição, «fere» a imparcialidade da comissão.
António José Seguro acusa a maioria de fraude
- Data: 2002.11.14
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
O socialista, António José Seguro, acusou de fraude os deputados da maioria que fazem parte da comissão de inquérito parlamentar à actuação do anterior Governo no acidente das obras do Metro, no Terreiro do Paço. Ao fim de duas audições o Partido Social Democrata e o Partido Popular pretendiam já, quarta-feira, tirar conclusões, mas depois do protesto de António Costa, ao início da noite, em conferência de imprensa, foi a vez de António José Seguro reforçar as críticas.
Metro: mais suspeitas sobre empreiteiro
- Data: 2002.11.20
- Fonte: TVI 24
- Autor: Redacção
Segundo o deputado do PSD Vítor Reis, os depoimentos dos investigadores nomeados pelo ex-ministro do Equipamento Social Jorge Coelho na comissão de inquérito parlamentar «desmontam por completo as razões que levaram o actual secretário-geral do PS», Ferro Rodrigues, a celebrar um acordo com a empreitada responsável pelas obras do metro no Terreiro do Paço, a Metropaço.
Para Vítor Reis, apesar da empresa autora do projecto, a «Ferconsult», poder ter feito, hipoteticamente, um trabalho deficiente em termos de previsão de riscos com a obra, «pela lei, a responsabilidade é sempre do empreiteiro».
Comissão afirma que são todos culpados
- Data: 2002.11.20
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
Todas as entidades são culpadas pelo acidente na estação do metropolitano no Terreiro do Paço, defenderam hoje os peritos, na Comissão de Inquérito Parlamentar. Desde o projectista, ao empreiteiro e à fiscalização ninguém está ilibado de culpa.
- Data: 2002.11.20
- Fonte: TVI 24
- Autor: Redacção
Socialistas acusam deputados do PSD e PP de «fraude à lei à Constituição»
A posição foi assumida pelo dirigente socialista António José Seguro, após o deputado do PSD Vítor Reis ter considerado que os depoimentos hoje prestados pelos membros da comissão de inquérito nomeada pelo anterior Governo para averiguar as circunstâncias do acidente no Metro reforçaram a responsabilidade do empreiteiro, a Metropaço.
Comissão de inquérito ao acidente nas obras do Metro não vai ouvir Valente de Oliveira
- Data: 2002.11.22
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
A decisão dos socialistas foi tomada depois de os deputados da maioria terem prescindido, por seu turno, da audição de Gama Prazeres, o técnico do ministério responsável pela ligação entre as várias entidades que procedem ao esvaziamento do túnel.
Os deputados prescidiram também de chamar à comissão Maria de Lurdes Silva, autora do parecer sobre a auditoria jurídica do Ministério do Equipamento ao despacho que consubstancia o acordo firmado entre o então ministro Ferro Rodrigues e o consórcio Metropaço.
- Data: 2002.11.28
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
A comissão parlamentar de inquérito às obras do metropolitano de Lisboa ouviu o representante da empresa construtora «Coba», que fez o estudo onde ocorreu o acidente nas obras do Terreiro do Paço...
É verdade que o terreno é arenoso mas esse é um factor que, à partida, não representa risco de acidente. A certeza foi avançada pelo engenheiro Ricardo Oliveira, da Coba...
O PSD, pela voz de Vítor Reis colocou em causa a credibilidade do estudo da Coba alegando conflito de interesses, já que foi o empreiteiro da Metropaço e não o Estado, que encomendou o relatório. Afirmações graves na opinião do engenheiro Ricardo Oliveira.
Metro: acidente era imprevisível
- Data: 2002.11.28
- Fonte: TVI 24
- Autor: Redacção
«Coba», empresa de consultadoria em engenharia, defendeu tese de que o acidente no Metropolitano do Terreiro do Paço se deveu a causas naturais e imprevisíveis...
«Esse fenómeno só ocorreu no dia 9 de Junho (data do acidente), foi motivado por causas naturais e singulares do ponto de vista geológico» e, como tal, «nunca poderia ter sido detectado antes do acidente no Metropolitano», sustentou Rui Oliveira, o que, no plano das consequências judiciais do caso, acaba por, aparentemente, servir os interesses do empreiteiro, o consórcio «Metropaço».
- Data: 2002.12.06
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Redacção
Após uma reunião que durou cerca de dez horas e que terminou já de madrugada, a Comissão Parlamentar de Inquérito ao acidente registado na futura estação do Metropolitano de Lisboa do Terreiro do Paço concluiu que o empreiteiro é o responsável pelo ocorrido em Junho de 2000 e que o acordo celebrado, mais tarde, pelo anterior governo socialista com a Metropaço lesou os interesses do Estado.
... A oposição votou contra estas conclusões. De acordo com um relatório proposto pelo deputado do Bloco de Esquerda, João Teixeira, a responsabilidade do acidente ocorrido no Terreiro do Paço devia ser distribuída pelo projectista, pelas equipas de fiscalização e pelo empreiteiro da obra. Este relatório contou também com o apoio dos deputados do PS e do PCP presentes na comissão.
Ferro Rodrigues lança críticas ao Governo
- Data: 2002.12.07
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
Ferro Rodrigues considera que o relatório ao acidente no Metro do Terreiro do Paço, aprovado pela maioria parlamentar na Assembleia da República, não prestigia aquele órgão «nem os seus deputados».
Em todo o processo «houve a clara intenção em fazer um julgamento político e pessoal»...
Opinião de Técnicos especialistas
METRO GARANTE CIRCULAÇÃO NO TERREIRO DO PAÇO
- Data: 2002.10.19
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: João Saramago
A afirmação de Manuel Frasquilho surge na sequência da divulgação dum estudo do Instituto Superior Técnico (IST), no qual é referido que em caso de ocorrer um sismo em Lisboa, toda a estrutura da futura estação do Terreiro do Paço pode desabar “dado que não é possível garantir a segurança da estrutura da estação se estes fenómenos ocorrerem ao longo de uma parte significativa do comprimento da estação”.
Manuel Frasquilho destacou que o referido estudo elaborado pelo Técnico não estava no âmbito do contrato de trabalho e de que o túnel do metro na zona do Terreiro do Paço é acompanhado por técnicos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
- Data: 2002.10.25
- Fonte: TVI 24
- Autor: Redacção
O Bastonário da Ordem dos Engenheiros considerou esta sexta-feira «uma vergonha» o que se passa nas obras do túnel do metro do Terreiro do Paço, em Lisboa, criticando as opões do empreiteiro e aconselhando prudência na prossecução dos trabalhos.
«Contrariamente ao que seria recomendável face às condições existentes, o empreiteiro planeou os trabalhos de tratamento dos terrenos a partir do interior do túnel, com a realização de um número significativo de furos completos e não obturados nas aduelas antes de dar início ao tratamento propriamente dito», reiterou Francisco Sousa Doares, citando o documento da comissão de inquérito.
«Na prática, congelou-se também a confiança entre as diferentes entidades envolvidas», acusa o bastonários dos engenheiros, que estranha que, passados nove meses, surja um novo documento entre o Metro e a MetroPaço, em que se diz que o empreiteiro não foi negligente e que tudo se deveu a uma «singularidade geológica desconhecida».
Metro: «Estrutura mal concebida»
- Data: 2002.11.21
- Fonte: TVI 24
- Autor: Redacção
«O desmoronamento do túnel há dois anos foi um indicador atempado de que a sua estrutura está mal concebida», afirmou Maria de Lurdes Alvarez, à margem do VII Encontro dos Construtores e Promotores da Área Metropolitana de Lisboa.
Por isso, a engenheira civil defende que aqueles 150 metros de obra sejam demolidos e seja construído um novo túnel com uma estrutura diferente. Segundo Maria de Lurdes Alvarez, a estrutura do túnel em anel é «um disparate», porque não é compatível com o terreno.
A alternativa ideal para aquele terreno é uma estrutura de viga caixão em forma quadrada, que permita a passagem das águas por baixo do túnel, não assentando directamente na areia, como acontece actualmente.
A engenheira civil diz-se «surpreendida por até agora ninguém ter explicado convenientemente a razão do aluimento», salientando que nem mesmo o estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) é claro.
Técnica camarária sugere demolição, administração contesta
- Data: 2002.11.22
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
Contactado pela TSF, o administrador do metro de Lisboa, Leiria Pinto, diz que tudo não passa de um absurdo. «Na altura (da decisão em avançar com a galeria, em 1995) o assunto foi seriamente meditado pela administração e pelos técnicos e ninguém criticou a opção», frisou.
Aliás, acrescentou, «tirando o arquitecto Ribeiro Telles que sempre chamou a atenção para as implicações de obras no subsolo da Baixa pombalina, não me recordo de ninguém que contestasse esta opção».
De acordo com as conclusões dos peritos do TEC (Tunnel Engineering Consultants), a obra tem três possibilidades de solução: reparação do interior do túnel (reforço estrutural), melhoria do sub-solo envolvente ou combinação dos trabalhos de reparação da estrutura interna e melhoria do solo.
Polémica em torno do parecer da PGR
PGR iliba Ferro Rodrigues no caso do metro do Terreiro do Paço
- Data: 2003.02.21
- Fonte: Público
- Autor: João Pedro Henriques, Público
O Governo dispõe, desde finais do ano passado, de um parecer do conselho consultivo da procuradoria-geral da República que iliba Ferro Rodrigues de responsabilidades no caso da estação do metropolitano do Terreiro do Paço.
O parecer do conselho consultivo da PGR encaminha-se no mesmo sentido. Segundo afirma, o contrato Metropolitano/Metropaço "integra a autonomia contratual da pessoa colectiva pública". Ou seja, "não traduz, de acordo com os elementos disponíveis e em juizo de legalidade, violação dos deveres funcionais dos membros do conselho de gerência do Metropolitano".
Vai, aliás, mais longe. Se houve alguém que se excedeu foi Jorge Coelho quando determinou ao Metropolitano de Lisboa que accionasse penalizações à Metropaço pelo acidente de 9 de Julho de 2000. Segundo se lê, a parte do despacho de Coelho contendo "ordens concretas para agir de modo especificamente determinado não cabe nos [seus] poderes de superintendência". Ou seja: "Não é susceptível de produzir quaisquer consequências" sobre o despacho do Metropolitano de 27 de Maio de 2001 em que foram recompostas as relações com a Metropaço.
METRO: GOVERNO ESCONDE RELATÓRIO
- Data: 2003.02.21
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Redacção
O Governo tem em seu poder há dois meses um parecer emitido pelo conselho consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR), que iliba Eduardo Ferro Rodrigues de responsabilidades no polémico caso do acidente ocorrido nas obras da estação do Metropolitano do Terreiro do Paço. Todavia, esse relatório ainda não foi dado a conhecer ao Parlamento.
Governo recusa homologar parecer sobre acidente no metro
- Data: 2003.02.21
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
Marques Mendes... ministro dos Assuntos Parlamentares acrescentou que o parecer definitivo da PGR chegou a 6 deste mês ao gabinete do ministro das Obras Públicas, que decidiu não o homologar... Valente de Oliveira «não tem a obrigação» de enviar o parecer do Conselho Consultivo da PGR à Assembleia da República, porque a iniciativa de consultar a Procuradoria partiu do seu Ministério.
«É descabido que se fale em escândalo ou desonestidade política, porque existe o princípio da separação de poderes», defendeu o membro do Governo.
Parecer do PGR sobre acidente do metro é «irrelevante»
- Data: 2003.02.21
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
Para o deputado social-democrata, Vítor Reis, coordenador dos deputados do PSD na comissão de inquérito ao acidente nas obras do metro do Terreiro do Paço, o Conselho Consultivo da PGR não teve em conta na elaboração do seu relatório um acórdão do Supremo Tribunal Administrativo (STA) de 7 de Novembro de 2001 conhecido no decurso dos trabalhos no Parlamento.
Para o deputado do PSD, a decisão do STA, como «todas as decisões dos tribunais», «prevalecem para todos os órgãos, incluindo a PGR», o que torna «irrelevante» e «desprestigiante para o Ministério Público» o parecer hoje conhecido.
Durão não foi informado sobre parecer da PGR
- Data: 2003.02.21
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
O ministro das Obras Públicas garante que não informou Durão Barroso do parecer da Procuradoria Geral da República sobre o acidente nas obras do Metro no Terreiro do Paço. Valente de Oliveira não se demite e pede a Ferro Rodrigues que não se faça de vítima.
Ferro Rodrigues afirma que Durão lhe deve explicações sobre parecer da PGR
- Data: 2003.02.22
- Fonte: Público
- Autor: Redacção
"O primeiro-ministro deve-me explicações se quer que as nossas relações políticas continuem a pautar-se pela lealdade", disse Ferro Rodrigues, referindo que "ainda há muito por fazer" nas relações do PS com o Governo, mesmo depois de ultrapassado "o ambiente de crispação" do ano passado.
- Data: 2003.02.23
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: José Rodrigues
Um simples telefonema do primeiro-ministro ao líder da oposição foi o suficiente para desanuviar o clima de crispação e de pré-ruptura entre o PS e o PSD por causa do relatório do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Nova solução e custos para o Metro no Terreiro do Paço
Obras de reparação do Túnel do Terreiro do Paço adjudicadas por ajuste directo
- Data: 2004.02.16
- Fonte: Jornal de Negócios
- Autor: Ana Suspiro
O metropolitano vai fazer as obras de reabilitação o túnel do Terreiro do Paço, que sofreu um acidente no Verão de 2000, recorrendo ao ajuste directo, sem proceder a novo concurso público, anunciou hoje o presidente do Metro, Mineiro Alves.
O projecto de execução do túnel de reparação – estrutura de betão com uma espessura de 30 cm que irá ser introduzida no corredor já existente – será da responsabilidade da empresa especializada holandesa TEC.
Estação do Terreiro do Paço custa mais 30 milhões que o previsto
- Data: 2004.07.16
- Fonte: Jornal de Negócios
- Autor: Ana Suspiro
A estação de metro do Terreiro do Paço está agora estimada em cerca de 57 milhões de euros, o que representa, segundo o presidente do Metropolitano, Mineiro Aires, um sobrecusto de 30 milhões de euros em relação ao valor inicialmente previsto. No entanto, alerta, estamos a falar de um projecto completamente diferente que implicou mesmo a mudança de localização da nova estação.
Auditoria do Tribunal de Contas à gestão do Metropolitano entre 1999 e 2003
TRIBUNAL DE CONTAS CHUMBA GESTÃO DO METRO
- Data: 2004.04.12
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Pm Com Canal De Negócios
“Manifesta incapacidade para fazer face aos compromissos”, “descontrolo da despesa de investimento”, “elevados desvios financeiros e físicos”, “estrutura financeira fortemente descapitalizada” e “endividamento preocupante” são algumas das conclusões de uma auditoria do Tribunal de Contas à gestão do Metropolitano de Lisboa.
Acidente de 2000 aumentou custos em 20%
- Data: 2004.04.12
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
O acidente de há quatro anos na obra do metro do Terreiro do Paço provocou o adiamento «incontrolável» da conclusão da obra e aumentou «significativamente» os encargos, conclui um relatório do Tribunal de Contas. O Tribunal de Contas (TC) refere no seu relatório que o custo final da empreitada da estação de metro do Terreiro do Paço aumentou 20 por cento por causa do acidente ocorrido em Junho de 2000.
Metro do Terreiro do Paço vai custar 66 milhões de euros
- Data: 2004.04.12
- Fonte: TVI 24
- Autor: Redacção
Considerando os encargos envolvidos com outras empreitadas associadas à estação do Terreiro do Paço, no montante aproximado de 10,5 milhões de euros, o custo final estimado deve ser de 66 milhões de euros.
O relatório refere ainda que «o custo final da empreitada consubstancia um desvio da ordem dos 20 por cento», tomando como referência o valor global dos quatro contratos celebrados entre Metropolitano de Lisboa (ML) e o empreiteiro no âmbito da obra «toscos da estação Terreiro do Paço».
Metro concorda com críticas do Tribunal de Contas
- Data: 2004.04.13
- Fonte: TVI 24
- Autor: Redacção
O presidente do Metropolitano de Lisboa, Mineiro Aires, disse esta terça-feira à Lusa que o actual conselho de administração concorda com a generalidade das observações do Tribunal de Contas incluídas numa auditoria e já tinha corrigido alguma das situações.
Metro: antigo responsável não comenta
- Data: 2004.04.13
- Fonte: TVI 24
- Autor: Redacção
«Não comento relatório que não conheço», diz Manuel Frasquilho, ex-presidente da empresa O ex-presidente do Metropolitano de Lisboa Manuel Frasquilho recusou-se hoje a comentar a auditoria à empresa divulgada segunda-feira pelo Tribunal de Contas e lamentou não ter sido ouvido antes do documento ser conhecido.
Ministério recusa-se comentar auditoria ao Metro
- Data: 2004.04.13
- Fonte: TVI 24
- Autor: Redacção
O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Habitação (MOPTH) recusou-se esta terça-feira a comentar a auditoria do Tribunal de Contas à gestão do Metropolitano de Lisboa entre 1999 e 2002 e que aponta para algumas irregularidades.
Reforço do túnel
Túnel do Terreiro do Paço custa até 4,1 milhões
- Data: 2005.09.19
- Fonte: Jornal de Negócios
- Autor: Jornal De Negócios - Online
O Metropolitano de Lisboa está a um passo de anunciar o vencedor do concurso público para a obra de reforço do túnel do metro do Terreiro do Paço. As cinco propostas concorrentes oscilam entre os 4,150 milhões e os 3,350 milhões de euros, preços abaixo do valor base do concurso fixado em cinco milhões de euros, disse ao Jornal de Negócios o presidente do Metro de Lisboa.
Reforço do túnel do metro leva oito meses de atraso
- Data: 2005.12.28
- Fonte: JN
- Autor: Telma Roque
O JN apurou que o estaleiro já começou a ser montado. Os trabalhos foram adjudicados ao consórcio formado pela Construtora do Tâmega e Zagope, com um prazo de execução de um ano e um valor contratual de 3,4 milhões de euros.
Mineiro Aires, presidente do Metropolitano, admitiu, no entanto, que este valor pode subir para mais do dobro, dependendo da necessidade de efectuar um tratamento generalizado dos solos para uma melhor resistência da galeria em cenário de sismo. A questão está a ser avaliada por peritos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
Caso da obra atribuída por ajuste directo a ex-empresa do presidente do Metro
Metro adjudica obra sem concurso público
- Data: 2006.01.11
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
A 13 de Janeiro de 2005 o Metro de Lisboa adjudica directamente, e como tal sem concurso público, um contrato no valor de 1,8 mil milhões de euros para a monitorização topográfica do troço entre o Poço da Marinha e a estação do Terreiro do Paço à Ferconsult. Esta sociedade é detida a 100% pelo metropolitano de Lisboa e é igualmente presidida por Mineiro Aires.
Por sua vez, a Ferconsult adjudica, também directamente, essa mesma obra no dia 20 de Janeiro à SGPO-Sociedade de Projectos e Gestão de Obras, pelo valor de 1,5 mil milhões de euros, ficando aparentemente com uma margem de 300 mil euros.
Esclarecimentos da administração do Metro de Lisboa
- Data: 2006.01.12
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
1. A desproporção da notícia, o seu título e o facto de ser assunto de 1ª página nada escondem. Trata-se de um trabalho encomendado com o nítido objectivo de pôr em causa a seriedade do Presidente e do próprio Conselho de Gerência do ML, na qual, curiosamente, o valor e o tipo de actividade estão erroneamente referidos...
Metro de Lisboa pede inquérito a alegadas ilegalidades na empresa
- Data: 2006.01.11
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
Contactada pela Lusa, a direcção de Informação do Diário de Notícias mantém todas as informações publicadas, à excepção do valor de 1,8 mil milhões de euros, que atribui a "uma gralha", e promete novos pormenores na edição de amanhã.
O director do jornal, António José Teixeira, repudiou a forma como o presidente do Metro se dirige ao falar de "trabalho encomendado" e afirmou que o jornal "não faz processos de intenção".
Além da correcção do valor citado, António José Teixeira sublinhou que o comunicado do Metro "em nada desmente a notícia" e referiu ainda que o DN tentou contactar Mineiro Aires antes de publicar a notícia mas que este não estava disponível.
Governo aceita inspecção a pedido do Metro
- Data: 2006.01.12
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
O Ministério das Obras Públicas vai proceder a uma inspecção à obra adjudicada à SPGO pela Ferconsult, para a monitorização topográfica do troço em túnel entre o Paço da Marinha e a estação do Terreiro do Paço, a pedido do presidente do Metro de Lisboa, após a notícia ontem divulgada pelo DN de adjudicação da obra sem recurso a concurso público
Acusações de falta de segurança nos túneis do Metro na baixa Pombalina
Falhas de construção nos túneis do Metro
- Data: 2006.03.04
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
Um relatório entregue na semana passada na Comissão de Obras Públicas da Assembleia da República alerta para graves falhas de construção nos túneis do Metropolitano de Lisboa do Terreiro do Paço, Baixa-Chiado e Cais de Sodré. O documento, ontem revelado pela SIC, é assinado por Carvalho dos Santos, engenheiro civil que diz completar este ano três décadas ao serviço da empresa.
- Data: 2006.03.05
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Nuno Ivo, Com J.S.
Mineiro Aires, presidente do Conselho de Gerência do Metro, e Carlos Pina, vice-presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) garantiram ontem a segurança dos utentes dos túneis do metro do Terreiro do Paço, Cais do Sodré e Baixa-Chiado. O aval surge em resposta ao relatório que o engenheiro da empresa Carvalho dos Santos entregou na Comissão Parlamentar de Obras Públicas e onde aponta falhas na construção dos troços abertos com a tuneladora Maria Lisboa.
Metro de Lisboa garante total segurança do túnel
- Data: 2006.03.15
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
O Metro de Lisboa garante «total segurança» no túnel do Terreiro do Paço, após uma denúncia de um engenheiro do metropolitano feita à Comissão Parlamentar de Obras Públicas. A garantia de segurança foi confirmada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
LNEC garante segurança de todos os túneis da Baixa
- Data: 2006.03.16
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
Para que não reste margem de dúvida, o presidente do Metropolitano de Lisboa (ML), Mineiro Aires, conduziu ontem a visita da Comissão Parlamentar de Obras Públicas (CPOP) à estação do Terreiro do Paço e negou a existência quaisquer falhas nos túneis do metro. O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), aliás, emitiu um novo parecer, em que garante a segurança de todos os túneis da Baixa.
O documento, porém, ainda não chegou às mãos da comissão, liderada pelo social-democrata Miguel Relvas. Motivo que levou os deputados a esperar pelo relatório para se pronunciarem.
LNEC: túnel do Terreiro do Paço está preparado para resistir a terramotos como o de 1755
- Data: 2006.04.27
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
"O reforço do túnel entre o Poço da Marinha e a estação do Terreiro do Paço foi dimensionado para uma acção sísmica semelhante à que ocorreu em 1755", que atingiu o grau oito na escala aberta de Richter, afirmou Carlos Pina no final de uma visita dos membros da Comissão Permanente de Urbanismo e Mobilidade da Assembleia Municipal de Lisboa às obras do túnel do metro.
PCP exige nova investigação a túneis do Metro
- Data: 2006.05.31
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
O PCP entregou ontem um requerimento ao Governo para que a tutela mande verificar o sistema de drenagem das linhas da Baixa do Metropolitano de Lisboa.
Os deputados do PS, PSD e do CDS/PP reafirmaram a sua confiança nas garantias dadas pelo presidente do LNEC à comissão, exortando o deputado do PCP a avançar para o pedido de criação de uma comissão de inquérito se não se considera satisfeito com as diligências encetadas pela comissão.
Previsões falhadas de conclusão da obra
Estações de metro prontas em 2003
- Data: 2000.12.08
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
As estações de metro do Terreiro do paço e de Santa Apolónia, bem como o interface do cais das colunas, vão ficar concluídos até ao final de 2003.
A promessa partiu do Presidente do Metropolitano de Lisboa (ML), Manuel Frasquilho... Também o ministro Estado e do Equipamento Social, Jorge Coelho, referiu as três obras marcadas para 2003.
Metro reitera funcionamento do Terreiro do Paço em 2004
- Data: 2002.12.23
- Fonte: Público
- Autor: Publico.Pt
A confirmação foi dada hoje ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que visitou o local na companhia de responsáveis do projecto e de técnicos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que têm monitorizado a obra.
Metro pode estar pronto no final de 2005
- Data: 2004.02.16
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
Na visita de hoje esteve também o ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação, Carmona Rodrigues, que garantiu que todas as regras de segurança estão a ser seguidas e apontou o último trimestre de 2005 como data provável para a conclusão do empreendimento, incluindo a ligação do Terreiro do Paço a Santa Apolónia.
adiamento Metro no Terreiro do Paço no início de 2007
- Data: 2005.07.15
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
Numa visita ao estaleiro a 16 de Julho de 2004, o então Ministro das Obras Públicas, Carmona Rodrigues, disse que a obra estaria terminada a meio de 2005 , tendo sido o último membro do Governo a pronunciar-se sobre o caso.
O engenheiro Mineiro Aires, do Metropolitano de Lisboa, avançou ontem que o atraso em relação a esta última data será de um ano, prevendo-se que a estação do Terreiro do Paço esteja terminada no início de 2007.
Metro entre Baixa-Chiado e Santa Apolónia em Julho de 2007
- Data: 2006.09.29
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Redacção
O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, garantiu esta sexta-feira que o troço do metro de Lisboa que liga a Baixa-Chiado a Santa Apolónia vai estar aberto ao público em Julho de 2007, “em completa segurança”.
Testes de segurança em causa antes da inauguração
Metro: Novo troço da linha Azul vai ser aberto sem "teste de segurança como deve ser", bombeiros profissionais
- Data: 2007.12.18
- Fonte: Expresso
- Autor: Lusa
Em declarações ao Diário de Notícias, Fernando Curto referiu que "falta fazer testes de segurança como deve ser, envolvendo todos os meios de socorro para se verificar como se devem articular e funcionar uns com os outros em caso de emergência".
De acordo com o comandante do Regimento de sapadores Bombeiros de Lisboa, António Nunes, têm sido feitas "visitas técnicas e visitas de trabalho às obras", mas admitiu que ainda não foi feita uma vistoria pormenorizada, como o conhecimento dos percursos e a localização das saídas de emergência.
Fernando Curto sublinha a necessidade de um teste pormenorizado, de modo a que os bombeiros conheçam os percursos mais rápidos, saibam onde se encontram as saídas de emergência.
Metro: Empresa nega falta de vistorias criticada por bombeiros
- Data: 2007.12.18
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
O presidente do Metropolitano de Lisboa garantiu hoje que o prolongamento da linha Azul até Santa Apolónia teve as vistorias exigidas por lei...
"A última vistoria foi realizada quinta-feira passada e não foi levantada nenhuma inconformidade", disse o responsável, sublinhando haver "algum dolo" nas acusações de Fernando Curto que, por sistema, "na véspera de inaugurações de obras importantes como a Ponte Vasco da Gama ou o Túnel do Marquês vem dizer que as obras não foram alvo das vistorias legais".
"É um pouco irritante que estas pessoas só apareçam a invocar demagogicamente faltas de segurança na véspera das inaugurações", frisou.
Inauguração
Inauguração do metro do Terreiro do Paço: 17 anos para dois minutos de viagem
- Data: 2007.12.19
- Fonte: Económico
- Autor: Ana Baptista
Foram precisos 17 anos, um acidente grave e 300 milhões de euros para que fosse possível fazer a viagem de dois minutos entre Santa Apolónia e o Terreiro do Paço. Foram precisos 17 anos para que se desse como concluída uma das mais problemáticas obras a que o País já assistiu.
Hoje, pelas 12 horas, o primeiro-ministro José Sócrates, o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, a secretária de estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, o presidente do Metropolitano de Lisboa, Joaquim Reis e ainda o presidente da Câmara de Lisboa, faziam a viagem inaugural do mais recente troço do metro da capital.
Metro: Mário Lino garante segurança e diz que derrapagem foi de apenas 40 milhões
- Data: 2007.12.19
- Fonte: Expresso
- Autor: Lusa
"Teve de se construir um outro túnel dentro do primeiro e a estação do Terreiro do Paço foi deslocada 40 metros e todo o terreno envolvente foi consolidado", explicou Mário Lino, adiantando que foi por causa destas obras que o projecto atrasou e aumentou o custo final.
Primeiras infiltrações detectadas
Utentes indignados com infiltrações
- Data: 2008.01.16
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Redacção
Vinte e sete dias após a inauguração da estação do metro do Terreiro do Paço, os utentes não escondem a sua indignação com as infiltrações detectadas ontem na infra-estrutura que custou 300 milhões de euros e demorou dez anos a ficar concluída.
José Augusto, engenheiro responsável pelas estações do Terreiro do Paço e Santa Apolónia, preferiu desdramatizar, justificando que as fissuras decorrem dos trabalhos realizados à superfície.
Metro desce ao Terreiro e nega "meter água"
- Data: 2008.01.16
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
Engenheiro da empresa explicou que "apenas foi detectada uma gota" O engenheiro responsável pelo prolongamento da linha azul do Metropolitano de Lisboa (ML) até Santa Apolónia, deslocou-se ontem à tarde propositadamente à estação Terreiro do Paço para esclarecer que "uma gota de água foi detectada no tecto" de um corredor de passagem de pessoas entre o átrio superior e o acesso para o exterior, mas "não representa qualquer perigo".
Obras à superfícies
Cais das Colunas reedificado até 2008
- Data: 2007.02.16
- Fonte: Expresso
- Autor: Redacção
O monumento foi desmontado há 10 anos para permitir a construção do túnel e da estação do Terreiro do Paço. O Metro vai agora proceder a remontagem das colunas e escadarias peça a peça. O Cais das Colunas voltará até finais de 2008, de acordo com o IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico).
Exigida requalificação do Terreiro do Paço
- Data: 2008.01.16
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Redacção
O grupo municipal do PSD exigiu na Assembleia Municipal de Lisboa (AML), na terça-feira, que a Câmara e o Metropolitano tomem medidas de requalificação do espaço público junto à nova estação do Metro do Terreiro do Paço.
Cais das Colunas de regresso ao Terreiro do Paço
- Data: 2008.08.23
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
Quase dez anos depois de ter sido desmontado para permitir a construção da estação de metro do Terreiro do Paço, o Cais das Colunas voltou esta sexta-feira ao local de origem. Contudo, os lisboetas só o vêem ainda pela vedação... De acordo com a informação que o metro de Lisboa disponibiliza no local, estes trabalhos deverão ficar concluídos em Novembro e estão orçados em cerca de 937 mil euros.
Regresso do Cais das Colunas ao Tejo é histórico
- Data: 2008.12.12
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, classificou como "histórico" o regresso do Cais das Colunas ao Tejo, frente ao Terreiro do Paço, 11 anos depois de retirado do local. Mário Lino, que falava na cerimónia de reposição do Cais das Colunas no Terreiro do paço, sublinhou ter-se tratado de uma obra "muito difícil" e realizada com "muito cuidado" que obrigou à articulação do trabalho com o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) e várias técnicos e mesmo assim ficou concluída dentro do prazo.
Auditoria do Tribunal de Contas às derrapagens nas obras públicas - Metro
Contas de cinco grandes obras voltam a ser auditadas
- Data: 2007.07.21
- Fonte: JN
- Autor: Lucília Tiago
O Tribunal de Contas vai ver à lupa os gastos com a ampliação do Aeroporto Sá Carneiro, Casa da Música, Ponte Europa, túnel do Rossio e Metro do Terreiro do Paço. A maior parte destes projectos já foi alvo de uma auditoria, mas, desta vez, o Tribunal pretende medir e apurar as derrapagens financeiras dessas obras e criar uma espécie de guia de boas práticas para evitar erros e desvios no futuro. Em comum, todos aqueles projectos de obras públicas têm duas características viram os custos e as datas de conclusão derrapar bastante.
Obra do Metro de Lisboa derrapou 65%
- Data: 2008.06.12
- Fonte: JN
- Autor: Lucilia Tiago
O túnel do Metro que liga o Terreiro do Paço a Santa Apolónia demorou 12 anos a ser construído e teve uma derrapagem financeira de 65,7%. Foi estimado em 47,3 milhões de euros, acabou por custar 78,4 milhões e deixou o Metropolitano endividado.
Os valores finais da factura do prolongamento da linha Azul do Metropolitano de Lisboa até Santa Apolónia constam de uma auditoria do Tribunal de Contas (TC)...
- Data: 2008.06.12
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Miguel Alexandre Ganhão
O túnel do metropolitano que liga o Terreiro do Paço à nova estação de Santa Apolónia custou mais 31 milhões de euros do que o inicialmente orçamentado. A derrapagem financeira (superior a 65 por cento) teve como principal motivo não só o desabamento ocorrido em Junho de 2000 (que implicou sobrecustos de 20 milhões) como a aquisição de bens e de serviços que originaram uma despesa acrescida de 10 milhões de euros.
Metro de Lisboa arrisca devolução de 113 milhões que recebeu de Bruxelas
- Data: 2008.06.12
- Fonte: Jornal de Negócios
- Autor: Alexandra Noronha
Segundo um relatório do Tribunal de Contas, a Comissão Europeia está a analisar os métodos de contratação pública do ML, principalmente dois ajustes directos efectuados na construção do túnel do Terreiro do Paço, referentes à execução do túnel até o topo norte da estação de Santa Apolónia e a execução da segunda fase dos toscos Terreiro do Paço - Santa Apolónia.
Temos de ser exigentes e rigorosos com o Estado
- Data: 2008.06.13
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
A empresa Metropolitano de Lisboa pagou 16,4 milhões de euros de prémios por antecipação do prazo de conclusão das obras na empreitada de extensão da Linha Azul a Santa Apolónia, que demorou 12 anos a fazer e derrapou 1358 dias.
Novas infiltrações detectadas
Estação de metro do Terreiro do Paço com infiltrações
- Data: 2011.07.22
- Fonte: Público
- Autor: Público
A estação de metro do Terreiro do Paço, em Lisboa, tem água e lodo espalhados pelo chão, na entrada que dá para o Cais das Colunas. A lama é visível no chão, junto às paredes do túnel de saída, cuja tinta está já bastante corroída pela humidade. A Metropolitano de Lisboa colocou fitas que isolam a zona afectada e um papel a avisar do “piso escorregadio”, no qual pede “desculpa pelo incómodo”.
Inflrações voltam ao metro do Terreiro do Paço
- Data: 2011.07.22
- Fonte: DN
- Autor: Dn.Pt
Um engenheiro civil disse em declarações à SIC que ficou preocupado com o que viu, afastando, no entanto, a existência de um perigo imediato, mas dizendo que os danos podem reduzir o tempo de vida da estação se não forem resolvidos a tempo. Para além do mais, se a reparação for feita fora do tempo da garantia da obra terá de ser o Estado a pagar.
Metro de Lisboa garante que infiltrações no Terreiro do Paço estão controladas
- Data: 2011.07.22
- Fonte: Público
- Autor: Marisa Soares
O Metropolitano de Lisboa diz que a zona do túnel da estação do Terreiro do Paço está a ser “monitorizada em permanência” e assegura que “não estão em causa quaisquer situações que possam colocar em risco a estrutura da estação” e a segurança para os utilizadores do metro. A empresa reage assim à notícia difundida esta sexta-feira pela SIC, segundo a qual a estação do Terreiro do Paço apresenta fissuras e está a sofrer infiltrações.
Comentários
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.