Conteúdo
Referências nos Media sobre a Reforma Hospitalar
Esta página agrupa por tema os artigos e vídeos sobre o estudo para a Reforma Hospitalar.
Este estudo insere-se igualmente no contexto das Medidas Anti-Crise.
Criação do Grupo Técnico
Governo cria equipa para estudar reformas nos hospitais
- Data: 2011.08.24
- Fonte: Dinheiro Vivo
- Autor: Dinheiro Vivo
Este novo grupo de trabalho irá desempenhar funções de coordenação e ficará na dependência do Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde prepara-se parar criar uma nova equipa, que vai estudar um novo plano de acção para a reforma dos hospitais até 2014, de acordo com o despacho publicado hoje em Diário da República.
Paulo Macedo quer mudar financiamento hospitalar
- Data: 2011.08.24
- Fonte: Económico
- Autor: Catarina Duarte
Ministério nomeou grupo de peritos para estudar reforma hospitalar. Primeiras conclusões devem sair em Novembro. O Ministério da Saúde quer alterar o actual modelo de financiamento dos hospitais. O "elevado endividamento" e a "degradação" dos resultados das instituições hospitalares levaram Paulo Macedo a convocar um novo grupo de peritos para estudar a reforma hospitalar, que deverá estar concluída até 2014. Será também este grupo que vai analisar os serviços de saúde que serão fechados ou concentrados.
Reacções à criação do Grupo Técnico
Ordem dos Enfermeiros
Enfermeiros indignados por não integrarem o grupo de trabalho para a reforma hospitalar
- Data: 2011.08.25
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Redacção
"A Ordem saúda com interesse a criação deste grupo técnico mas está indignada porque nesse grupo não há qualquer enfermeiro", afirmou esta quinta-feira à agência Lusa o vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros, Jacinto Oliveira. "Abdicar dos enfermeiros num grupo de trabalho que tem o objectivo de reorganizar a oferta hospitalar é algo que não é aceitável [e que] vai amputar esse relatório da opinião dos profissionais que melhor conhecem a realidade estudada", acrescentou.
Reacções à publicação do Estudo
Ordem dos Médicos
Médicos acham medidas para Reforma Hospitalar difíceis de concretizar
- Data: 2011.11.21
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
"É evidente que havendo uma reorganização do SNS se pode concluir que há médicos a mais nalgumas zonas e como todos sabemos há claramente médicos a menos noutras regiões. Se o SNS for correctamente organizado a cobertura médica de todo o país melhorará", disse o bastonário.
Sobre a possibilidade dos doentes considerados "não urgentes" serem atendidos fora das urgências hospitalares, o médico diz que a premissa, em termos genéricos é válida, mas que a proposta é "contraditória" com outra que se faz no mesmo relatório, que prevê que os doentes tenham liberdade de escolha no hospital em que desejam ser atendidos.
Reforma hospitalar: "Há diferença imensa entre relatório teórico e a sua aplicação técnica"
- Data: 2011.11.21
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Redacção
O Bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, considera que existe "uma diferença imensa entre um relatório teórico e a sua aplicação prática no terreno"... muitas das medidas que constam do relatório não são novas e apesar de poderem ser boas ideias, podem ser de difícil concretização...
"Relativamente à mobilidade, essa questão é apresentada como se os profissionais de saúde, neste caso os médicos, tivessem prerrogativas especiais ou privilégios particulares relativamente a outras classes profissionais. Não têm. Os médicos assinam contractos onde lhes disponibilizam contractos", concluiu.
Bastonária Ordem dos Enfermeiros pede mais investimento nos centros de saúde
- Data: 2011.11.21
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
Maria Augusta Sousa diz que a reforma hospitalar, proposta pelo grupo de trabalho , não pode ser executada sem haver, antes, um investimento nos cuidados de saúde primários.
«O princípio em si é correcto», mas, «em termos concretos, só pode ser concretizado se for garantido, antes, um reforço nos cuidados de saúde primários, nos centros de saúde, nas equipas de saúde familiar, nas equipas das unidades funcionais de cuidados na comunidades», considerou.
"Corre-se o risco de enviar um enfarte para um centro de saúde"
- Data: 2011.11.21
- Fonte: Económico
- Autor: Económico Com Lusa
"Há aqui uma contradição. Nós não podemos por um lado desregular a saúde e por outro introduzir regras que penalizem os doentes. Corria-se até o risco de enviar um doente com um enfarte do miocárdio para um centro de saúde. Há que haver ponderação e bom senso na forma como algumas propostas são apresentadas"...
Sindicato Independente dos Médicos
- Data: 2011.11.21
- Fonte: Portal do Sindicato Independente dos Médicos
- Autor: Carlos Arroz
O convite, via mail de 18 de Novembro, 13:14, é claríssimo:
"A Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, em nome do Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar, tem a honra de convidar V. Exa. para a apresentação do relatório previsto no Despacho nº 10601/2011, de 24 de Agosto, do Ministro da Saúde..."
"O evento realiza-se a partir das 16 horas de segunda-feira, dia 21 de Novembro de 2011, no auditório do Infarmed. IP, edifício Tomé Pires, Parque da Saúde, Avenida do Brasil, 53, Lisboa".
(bolds respeitando o citado mail).
Verificamos:
- que a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde usa o mail como forma avançada de contacto mas mantém-se fiel à escrita anterior ao Acordo Ortográfico (aqui sem juízos de valor);
- que o Grupo Técnico inunda a imprensa com o Sumário Executivo antes da apresentação formal do Relatório, numa iniciativa que se enquadra dentro da lógica comunicativa terceiro-mundista que tem caracterizado o nosso País;
- que o Grupo Técnico assume que o Relatório que vai apresentar tem o aval do senhor Ministro e do Governo e que as suas ideias estão assumidas.
- que o Grupo Técnico sofre de ejaculação precoce, trazendo ruído desnecessário a uma reforma que se pretendia séria, eficiente e participada pelos envolvidos e percebida pelos destinatários finais - os portugueses.
Assim... mais do mesmo.
Reforma power point, confusão, medidas mal explicadas, ruído, contestação dos autarcas e de comissões de utentes, barulho, barulho, barulho.
Havia necessidade?
Presidente do SIM acusa grupo técnico de sofrer de "ejaculação precoce"
- Data: 2011.11.21
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
O presidente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) acusou hoje o Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar de sofrer de “ejaculação precoce” por divulgar na comunicação social um relatório que só hoje vai ser apresentado.
Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos
Utentes têm "reservas" quanto ao atendimento fora das urgências
- Data: 2011.11.21
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Redacção
A possibilidade dos doentes "não urgentes" serem atendidos fora das urgências hospitalares levanta "algumas reservas" ao Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos (MUSP).
Para Carlos Braga, porta-voz do MUSP, esta "é uma medida que prejudica e que não vem ao encontro daquilo que são as necessidades e direitos das populações e dos utentes. É uma medida que nos merece algumas reservas. Terá de ser encontrada uma medida que não pode prejudicar os utentes".
Fragilidades dos centros de saúde justificam grande afluência nos hospitais, diz movimento
- Data: 2011.11.21
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
«Há muitas urgências hospitalares que são constantemente entupidas porque os serviços de proximidade foram encerrados ou reduzidos os horários de funcionamento», alertou Carlos Braga, em declarações à TSF.
Para este representante do Movimento Cívico em Defesa do SNS, estão a tornar os utentes em «bolas de ping-ping».
Ordem dos Enfermeiros
Saúde: «Serviços no limiar da segurança»
- Data: 2011.11.22
- Fonte: TVI 24
- Autor: Tvi24 / Pp
Numa reacção ao relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho para a Reforma Hospitalar apresentado segunda-feira, a organização que reúne mais profissionais do sector considera que a «fragilização» do Serviço Nacional de Saúde «significa menor capacidade de resposta para cidadãos, num quadro em que se avizinham maiores necessidades de cuidados».
Partido Comunista Português
Jerónimo fala em "ofensiva contra SNS" e apela "à indignação"
- Data: 2011.11.21
- Fonte: DN
- Autor: Lusa
Questionado sobre as conclusões de um relatório do grupo de trabalho sobre a reforma hospitalar, o líder do PCP referiu não ter ainda um "conhecimento profundo" do teor do documento, mas considerou que "aquilo que se perspectiva", até tendo em conta os cortes de mil milhões de euros para o setor previstos na proposta de Orçamento do Estado para 2012, "é mais dificuldades para os portugueses, particularmente aqueles que não têm dinheiro para pagar a saúde, para aqueles que hoje dependem do SNS, dessa grande conquista do 25 de Abril e que este Governo está claramente a ameaçar".
Jerónimo de Sousa apelou ainda à luta contra esta "ofensiva contra o SNS" que se soma a outras medidas que estão a "infernizar a vida dos portugueses".
Presidente da Câmara de Gaia
Novo hospital em Lisboa é um "escândalo"
- Data: 2011.11.22
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
A proposta para construir um novo hospital em Lisboa é um "escândalo" e mais um exemplo de uma "lógica centralista absurda". Explica hoje o Jornal de Notícias que Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara de Gaia quebrou esta segunda-feira o silêncio a propósito da construção de um novo hospital que sirva as populações a Sul do Douro, irritado com a proposta de um grupo de trabalho para a reforma hospitalar.
Governo
Paulo Macedo: “Medidas polémicas vão ter de ser ponderadas”
- Data: 2011.11.21
- Fonte: Público
- Autor: João D´Espiney
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, afirmou hoje que o relatório final para a reforma hospitalar “tem várias medidas importantes que terão de ser aprofundadas e também medidas polémicas que vão ter de ser ponderadas”.
Referências de imprensa ao conteúdo Estudo
Doentes não urgentes podem passar para centros de saúde
- Data: 2011.11.21
- Fonte: Expresso
- Autor: Redacção
A passagem das consultas da especialidade de doentes "não urgentes" para os centros de saúde é uma das propostas do grupo técnico para a Reforma Hospitalar. A possibilidade de atender os doentes triados como "não urgentes" fora das urgências hospitalares e a criação de um único Instituto Português de Oncologia (IPO) são duas das propostas avançadas pelo grupo técnico para a Reforma Hospitalar.
Doentes não urgentes fora das urgências e IPO com gestão única
- Data: 2011.11.21
- Fonte: Público
- Autor: João D´Espiney
A construção do Hospital Oriental de Lisboa em regime de Parceria Público-Privada (PPP), o fim do Curry Cabral e da Maternidade Alfredo da Costa (MAC) e a transformação dos actuais três IPO num único Instituto Nacional de Oncologia são algumas das principais propostas que o grupo técnico para a Reforma Hospitalar, presidido por José Mendes Ribeiro, fez ao ministro Paulo Macedo e que serão apresentadas hoje.
Utentes do SNS poderão escolher hospital público
- Data: 2011.11.21
- Fonte: Dinheiro Vivo
- Autor: Dinheiro Vivo | Diário de Notícias
Liberdade de escolha do hospital público onde se quer ser tratado. Esta é uma das principais propostas que o Ministério da Saúde vai estudar e que foi apresentada pelo Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar, nomeado pela tutela em Agosto para fazer um balanço da rede e propor medidas para melhorar o acesso e eficiência das unidades.
Novo hospital em Lisboa pode resultar em poupança de 72 milhões de euros em 30 anos
- Data: 2011.11.21
- Fonte: DN
- Autor: Lusa
Este grupo preconiza a construção da nova unidade, da qual deverão fazer parte os cinco hospitais que compõem o Centro Hospitalar de Lisboa Central (Estefânia, Santa Marta, São José, Capuchos e Desterro) mais o Curry Cabral e a Maternidade Alfredo da Costa.
A nova construção, cuja decisão está suspensa há cerca de um ano, deverá reduzir o número de camas de 700 para 500 e, tendo em conta as despesas atuais com rendas e manutenção, poderá resultar numa poupança de 72 milhões de euros para o Estado, em 30 anos.
Hospitais passam todos a empresas até 2014
- Data: 2011.11.22
- Fonte: Económico
- Autor: Catarina Duarte
Todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem passar para o sector empresarial do Estado até 2014. Esta é, pelo menos, a recomendação do Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar, que ontem entregou ao ministro da Saúde um diagnóstico dos hospitais públicos e respectivas terapêuticas para aumentar a eficiência e alcançar a sustentabilidade a curto prazo.
Unidades para dar resposta a doença crónica
- Data: 2011.11.22
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
O Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar quer que as doenças crónicas como a diabetes ou a hipertensão sejam acompanhadas por equipas de profissionais de hospitais e dos centros de saúde.
Grupo da reforma hospitalar quer fechar maternidades em Coimbra e Beira Interior
- Data: 2011.12.01
- Fonte: Público
- Autor: João D´Espiney
O fecho de uma maternidade em Coimbra e, de uma ou duas, na Beira Interior; e a integração das Unidades Locais de Saúde (hospitais e centros de saúde) da Guarda e Castelo Branco no Centro Hospitalar da Cova da Beira, na Covilhã, são outras das propostas que constam no relatório do grupo técnico da reforma hospitalar, que só ontem foi divulgado na íntegra.
Centros de saúde deverão ter 80% das especialidades
- Data: 2011.12.02
- Fonte: DN
- Autor: Dn.Pt
Os médicos especialistas dos hospitais devem passar parte do seu horário nos centros de saúde. A proposta é do Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar...
Hospitais devem receber menos por cesarianas sem justificação clínica
- Data: 2011.12.09
- Fonte: Público
- Autor: Alexandra Campos
A percentagem de partos por cesariana está a baixar em Portugal, mas ainda está longe da média da maior parte dos países europeus. Para que a taxa de cesarianas diminua de uma forma mais expressiva, o grupo de peritos que estudou a reforma hospitalar acaba de apresentar uma proposta ousada: os hospitais públicos devem ser penalizados financeiramente sempre que optarem por este tipo de partos sem justificação clínica.
Comentários
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.