Orçamento do Estado alimenta 14 mil entidades públicas
- Fonte
- i-online
- Autor
- Redacção
- Data
- 2010.10.18
- Link
Portugal concentra actualmente 14 mil entidades públicas e parcerias público-privadas que se alimentam directamente do Orçamento Geral do Estado . Entre estas, contam-se 340 fundações de mão-pública, 379 institutos públicos, 537 empresas municipais e mil sociedades empresariais do Estado que não geram receita para pagamento da despesa . Esta é uma das conclusões de um estudo encomendado pela Comissão Europeia no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e exclusão Social e que foi realizado pelo Centro de Estatística da Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas (ANPME) e pela Universidade Fernando Pessoa.
Mas para além dos problemas, o estudo também aponta soluções . Desde logo a eliminação urgente de cinco mil organismos públicos (fundações, institutos, empresas municipais , sociedades empresariais do Estado e as parcerias público-privadas). Depois, a redução do número de ministérios e secretários de Estado e cortes orçamentais na despesa corrente , seja nas viaturas, nas viagens, nas refeições ou nas festas públicas.
Ficheiros anexados a esta página
- Sintese_Estudo_da_Pobreza_2010.pdf (2010-10-18 08:54:49, 535.1 KB)
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.