Não Editável História Acções RSS

OpusDei

Página em construção

Consulte por exemplo a wikipédia para informações relevantes sobre a Opus Dei, ou então contribua para esta página!

-- HelderGuerreiro 2012-08-14 08:56:36

1. Opus Dei

2. Breve Contexto Histórico

Simbolo_Opus_Dei.png

O Opus Dei foi fundado por Josemaría Escrivá de Balaguer a 2 de Outubro de 1928 em Madrid, Espanha.

Prelazia é um tipo de circunscrição eclesiástica erigida para atender a necessidades peculiares em um território (prelazia territorial) ou de um grupo de fiéis (prelazia pessoal). As prelazias territoriais e pessoais são similares às igrejas particulares e, como estas, têm fiéis, clero e pastor próprio.

O conceito de “igrejas particulares” no Direito Canónico define que estas “constituem a una e única Igreja Católica, são primeiramente as dioceses, às quais, se equiparam, não constando o contrário, a prelazia territorial, a abadia territorial, o vicariato apostólico, a prefeitura apostólica e a administração apostólica estavelmente erigida".

As prelazias pessoais são previstas pelo Concílio Vaticano II, em seu decreto Presbyterorum Ordinis e foram regulamentadas nos cânones 294 a 297. A prelazia pessoal difere-se da territorial pelo fato de os seus fiéis ou membros a ela se filiarem sem limitação territorial, isto é não precisam estar numa determinada circunscrição territorial para a ela se ligarem. Neste caso o vínculo com a instituição se dá de maneira exclusivamente pessoal em qualquer parte do mundo.

A primeira prelazia pessoal existente na Igreja Católica é o Opus Dei (Personalis Praelatura Sanctae Crucis et Operis Dei) erigida pelo Papa João Paulo II, por meio da Constituição Apostólica Ut Sit, de 28 de Novembro de 1982.

3. Membros Conhecidos

4. Casos Mediáticos

5. Grande Investigação DN

Em Janeiro de 2013, o jornal Diário de Noticias publicou uma série de artigos na rubrica Grande Investigação DN.

  • Opus Dei nas finanças do Governo e com força na banca Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2013.01.27
    • Fonte: DN
    • Autor: Rui Pedro Antunes
    • Conhecida como 'maçonaria branca', o Opus Dei tem mais de 1500 membros em Portugal. Apesar de negar a existência de uma estratégia de poder, conta com figuras de destaque na banca e na política. Há mais de dez anos que um governo não tinha um elemento ligado à obra, mas a última minirremodelação pôs no Executivo um cooperador que até há três meses geria a financeira da Escola de Negócios da obra. O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, colocou recentemente uma das mais importantes áreas da governação nas mãos de um cooperador do Opus Dei: o secretário de Estado Manuel Rodrigues.

  • Património de 50 milhões nas mãos do Opus Dei Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2013.01.28
    • Fonte: DN
    • Autor: Rui Pedro Antunes
    • Bens ultrapassam os 50 milhões de euros, impulsionados pelos quase 42 milhões da Fundação Maria Antónia Barreiro. Um hotel, uma escola superior, dezenas de imóveis, uma financeira e até uma escola de futebol fazem parte das estruturas controladas pela obra, através dos seus membros, embora legalmente não exista qualquer ligação. O registo comercial é claro: o Opus Dei em Portugal só é dono de três jazigos. Porém, as ações da obra ocorrem num património muito mais vasto, controlado por membros da organização e superior a 50 milhões de euros.

  • Debate sobre a Opus Dei
    • Data: 2013.01.29
    • Com a participação do Padre Anselmo Borges, Ludwig Krippahl, Manuel Morujão, Pedro Gil e o Padre Tolentino Mendonça.

6. Dossiers e Artigos

7. Fontes

8. Ficheiros em anexo

9. Comentários


Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.




CategoriaOrganização