Não Editável História Acções RSS

MariadeLurdesRodrigues

1. Maria de Lurdes Rodrigues

Professora universitária que se tornou figura pública quando exerceu o cargo de Ministra da Educação do XVII Governo Constitucional.

O seu mandato esteve envolto em várias polémicas, entre outras a contestação dos professores às reformas da carreira docente e da avaliação de desempenho que se traduziram nas maiores manifestações de sempre da classe, com movimentos espontâneos de contestação que forçaram os sindicatos a tomar uma posição de força contra o governo.

As tensões geradas com este conflito, aliado a uma postura de imposição por parte do governo, bloquearam qualquer acordo para uma reforma a este nível.

Acusações de facilitismo nos exames nacionais, para melhorar as médias nacionais, por diversas entidades científicas como a Sociedade Portuguesa de Matemática também se sucederam durante o seu mandato. Em conjunto com a descida das escolas públicas no ranking nacional de escolas, levou vários investigadores da àrea educacional a falar de uma degradação substancial da qualidade do ensino público em Portugal.

Destacam-se ainda o programa de distribuição do portátil Magalhães, o programa de requalificação das escolas secundárias, o programa Novas Oportunidades e a introdução do inglês no primeiro ciclo do ensino básico.

Com a eleição do XVIII Governo Constitucional em 2009, não foi nomeada para continuar no cargo de ministra da Educação, mas em 2010 foi indigitada pelo governo para o cargo de presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Em 2011, depois das Eleições Legislativas que tiraram o PS do poder, surge uma acusação do Ministério Público pela prática do crime prevaricação de titular de cargo político, em co-autoria com a sua ex-chefe de gabinete, Maria José Matos Morgado, o ex-secretário-geral do Ministério, João da Silva Baptista, e João Pedroso, advogado, professor universitário e antigo vogal do Conselho Superior da Magistratura, irmão do antigo ministro socialista e porta-voz do PS Paulo Pedroso.
Em causa estão factos relativos à adjudicação directa de vários contratos nos anos de 2005, 2006 e 2007 a João Pedroso, com violação das regras do regime da contratação pública para aquisição de bens e serviços.

2. Dados Biográficos

foto.jpg

Nome Completo:

Maria de Lurdes Reis Rodrigues

Data de nascimento:

19 de Março de 1956

Lugar de nascimento:

Lisboa

2.1. Habilitações

Ano

Escola

Observações

1984

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE)

Licenciatura em Sociologia

1996

ISCTE

Doutoramento em Sociologia

2003

ISCTE

Provas de agregação em Sociologia

2.2. Experiência/Percurso Profissional

Início

Fim

Local

Função

1985

1989

Biblioteca Nacional de Lisboa

Participação nos trabalhos de instalação do Arquivo Histórico-Social

1986

2005

ISCTE

Docente

1996

2002

Working Party of R&D and Innovation Survey - Eurostat

Representante nacional

1997

2002

Observatório das Ciências e das Tecnologias do Ministério da Ciência e da Tecnologia

Presidente

1999

2002

Grupo Indicadores para a Sociedade da Informação - OCDE

Representante nacional

2004

2005

ISCTE

Presidente do Conselho Científico

2005

2009

XVII Governo Constitucional

Ministra da Educação

2010

Presente

Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento

Presidente

Há menções de que exerceu, entre 1978 e 1985, actividades de consultoria, gestão de recursos humanos e formação profissional em diversas instituições, no entanto não foram encontrados detalhes.

2.3. Fontes

3. Artigos

3.1. Apartamento na Avenida de Roma com crédito de quase 900 mil euros da CGD

  • Ministra muda-se para bairro fino

    • Data: 2008.03.11
    • Fonte: 24 Horas
    • Autor: João Bénard Garcia
    • Maria de Lurdes Rodrigues, de 52 anos, adquiriu em Setembro último por 500 mil euros, um apartamento na elegante Avenida de Roma, no bairro de Alvalade, em Lisboa... a meias com o companheiro, Rui Pena Pires, 53 anos, sociólogo e investigador no ISCTE.
      O casal conseguiu a 5 de Setembro último que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) lhes pagasse na íntegra o valor de compra do imóvel [500.000 euros] e lhe assegurasse ainda, no acto de hipoteca voluntária, um crédito máximo de 883.690 euros...

3.2. Nomeação para presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento

3.3. Acusação de prevaricação de titular de cargo político

  • Ministério Público acusou Maria de Lurdes Rodrigues de prevaricação Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2011.06.20
    • Fonte: JN
    • Autor: Redacção
    • A informação da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa indica que estão em causa factos relativos à "adjudicação directa de vários contratos nos anos de 2005, 2006 e 2007 ao arguido João Pedroso, com violação das regras do regime da contratação pública para aquisição de bens e serviços".
      Para o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa "tais adjudicações, de acordo com os indícios, não tinham fundamento, traduzindo-se num meio ilícito de beneficiar patrimonialmente o arguido João Pedroso com prejuízo para o erário público" e que os arguidos "estavam cientes" desse fato.

  • Maria de Lurdes Rodrigues considera "injusta e falsa" acusação do Ministério Público Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2011.06.20
    • Fonte: JN
    • Autor: Redacção
    • A ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues disse esta segunda-feira que "ficará provado nas instâncias competentes" ser "injusta e falsa" a acusação do Ministério Público de que praticou o crime de prevaricação de titular de cargo político.
      O MP acusou Maria de Lurdes Rodrigues pela prática do crime prevaricação de titular de cargo político, em co-autoria, juntamente com a sua ex-chefe de gabinete, Maria José Matos Morgado, o ex-secretário-geral do Ministério, João da Silva Baptista, e João Pedroso, advogado, professor universitário e antigo vogal do Conselho Superior da Magistratura, irmão do antigo ministro socialista e porta-voz do PS Paulo Pedroso.

Maria de Lurdes foi condenada:

  • Maria de Lurdes Rodrigues condenada a três anos e seis meses de prisão com pena suspensa Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2014.09.15
    • Fonte: Público
    • Autor: Ana Henriques
    • Tribunal deu como provado crime de prevaricação da ex-ministra da Educação na contratação de irmão de Paulo Pedroso. João Pedroso e João Batista igualmente condenados. Ex-ministra vai recorrer. A antiga ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues foi condenada nesta segunda-feira no caso da contratação, por ajuste directo, do irmão do dirigente do PS Paulo Pedroso para que este fizesse uma compilação da legislação portuguesa sobre o ensino.

E, poucos dias depois do novo governo do PS tomar posse (sem dúvida coincidência dado que o processo já estava a correr), foi absolvida pelo Tribunal da Relação de Lisboa:

  • Maria de Lurdes Rodrigues absolvida Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2015.12.01
    • Fonte: DN
    • Autor: Carlos Rodrigues Lima
    • Antiga ministra da Educação tinha sido condenada, em primeira instância, a três anos e seis meses por prevaricação de titular de cargo político O Tribunal da Relação de Lisboa absolveu a antiga ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues, condenada, em primeira instância, a três anos e seis meses em pensa suspensa, pelo crime de prevaricação de titular de (...)

4. Dossiers & Artigos

5. Ficheiros anexados a esta página

Não existem ficheiros em anexo

6. Comentários


Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.



CategoriaBiografia