Magistrados do Ministério Público querem suspensão "imediata" do sistema informático
- Fonte
- Jornal de Negócios
- Autor
- Eva Gaspar
- Data
- 2009.10.13
- Link
Magistrados do Ministério Público querem suspensão "imediata" do sistema informático
O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) exigiu hoje a suspensão “imediata” de todos os sistemas, perante o que diz ser a “comprovada insegurança dos sistemas informáticos da rede do Estado, nomeadamente do Ministério da Justiça”.
Em comunicado enviado às redacções, o SMMP pede ainda à Assembleia da República que exerça os seus poderes de fiscalização de forma “responsável e exaustiva”, de modo a “pôr fim ao clima de insegurança e desconfiança no que respeita à Justiça”.
Na base do apelo está um “relatório de uma investigação desenvolvida por uma empresa portuguesa (disponível em www.trusted.pt) a um ataque já noticiado aos sistemas informáticos de alguns organismos do Estado Português” que, na opinião do sindicato, vem confirmar que o sistema informático do Ministério da Justiça é “altamente vulnerável a intrusões graves que podem ter as mais diversas finalidades”.
A trusted.pt extraiu muita da informação necessária para obter a informação que dizem ter obtido recorrendo ao documento (anexado também a esta página):
Mais informação sobre esta rede pode ser obtida em:
Ficheiros anexados a esta página
- 13731776-Tracking-GhostNet-Investigating-a-Cyber-Espionage-Network.pdf (2009-10-23 21:42:56, 5950.4 KB)
- Trusted - Relatório de investigação sobre espionagem digital em organismos do Estado Português.pdf (2009-10-15 22:47:57, 614.1 KB)
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.