Artigos sobre os meios militares envolvidos
Os artigos aqui apresentados referem-se aos meios militares envolvidos na visita do Papa Bento XVI.
Cronologia
2010.04.22
2010.04.29
2010.05.03
2010.05.06
2010.05.07
2010.05.11
Artigos
Norte oferece altar a Bento XVI
- Data: 2010.04.22
- Fonte: Correio da Manhã
- Autor: Secundino Cunha / P.S.
Cinco dos 12 helicópteros EH 101 da Força Aérea Portuguesa (FAP) destinados a busca e salvamento, transporte de feridos e vigilância da pesca estão reservados para o Papa Bento XVI e a sua comitiva durante a estadia em Portugal.
Força Aérea vai transportar o Papa
- Data: 2010.04.29
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
Bento XVI vai ser transportado em Portugal nos helicópteros da Força Aérea Portuguesa (FAP), os Agusta-Westland EH-101 Merlin. Têm capacidade para 30 passageiros e estão equipados com radares anti-míssil e de protecção electrónica. A Força Aérea disponibilizou, para já, três destes 'helis', que vão levar o Papa nas viagens a Fátima e ao Porto: um, com mais 12 pessoas, transportará o Sumo Pontífice, os outros, levarão cada um 18 pessoas do séquito oficial.
Avião C130 da Força Aérea traz "papamobiles"
- Data: 2010.05.03
- Fonte: Expresso
- Autor: Redacção
Um avião Hércules C130 da Força Aérea Portuguesa (FAP) parte amanhã de manhã para Roma para trazer os dois "papamobiles" que transportarão o papa Bento XVI na visita a Portugal.
Força Aérea com ordem para abater intrusos
- Data: 2010.05.06
- Fonte: DN
- Autor: Valentina Marcelino
Num raio de céu de cerca de 1km, sobre o local onde se encontrar Bento XVI, vai ser criada uma 'zona de exclusão aérea', dentro da qual está interditado qualquer movimento. Helicópteros e caças 'F-16' estarão a postos e, se necessário, autorizados a abater os intrusos na zona.
A Força Aérea, além de disponibilizar três helicópteros de alta segurança para transportar o Papa e a sua comitiva, colocará também no ar outros três "helis" Allouette, com radares e sistemas antimíssel, para monitorizar a zona de exclusão aérea. Paralelamente, dois caças F16...
...conta ainda com o apoio da Marinha, que terá estacionado no Tejo a fragata D.Francisco de Almeida, entre vários outros meios envolvidos na defesa marítima. Lanchas e navios armados, uma força de fuzileiros, mergulhadores e, pela polícia marítima, lanchas rápidas e um total de 25 agentes, entre os quais elementos especializados em acções táctico-policiais. Da parte do Exército pode ser utilizada, em Fátima, uma bateria antimíssel, terra-ar, para a defesa da zona de exclusão aérea.
Alerta máximo na visita de Bento XVI
- Data: 2010.05.06
- Fonte: Correio da Manhão
- Autor: Isabel Ramos/I.J./P.S./C.F.
Oficiais de ligação do SIS, SIED, PJ e SEF são responsáveis pelo processo de acreditação de todas as pessoas que estarão mais próximas do Papa, incluindo os jornalistas. A informação está a ser inserida em bases de dados nacionais (PJ e SEF) e internacionais, nomeadamente da Europol, Interpol e FBI.
No Tejo estarão a fragata ‘Francisco de Almeida’, e os navios ‘Dragão’, ‘Pégaso’ e ‘Creoula’, e uma força de fuzileiros (com oito botes).
A Autoridade Marítima disponibilizará duas lanchas, três botes, elementos do Destacamento de Acções Especiais dos Fuzileiros, mergulhadores forenses, uma força organizada em quatro grupos e 25 agentes embarcados. O salvamento marítimo envolverá dez salva-vidas de Cascais, Sesimbra, Paço de Arcos e Peniche. Dia 14, a Armada também vigiará as águas do Douro.
Papa leva à maior operação de segurança
- Data: 2010.05.07
- Fonte: Expresso
- Autor: Redacção
A Marinha também vai fiscalizar os rios Tejo, em Lisboa, e Douro, no Porto, tendo mobilizado para os dois locais mais 300 elementos e navios de guerra.
A Força Aérea terá a responsabilidade de transportar o papa em Portugal através dos seus helicópteros.
Será um pássaro? Um avião? Não, é o helicóptero do Papa
- Data: 2010.05.11
- Fonte: i-online
- Autor: Rosa Ramos
Para a cabine o Vaticano não esteve para meias-medidas e escolheu a configuração VVIP - Very very important person Depois de o Ministério dos Negócios Estrangeiros ter encomendado a missão de transporte do Papa à Força Aérea (FA), em Janeiro deste ano, foram apresentadas ao Vaticano várias propostas de decoração da cabine do helicóptero. E a Santa Sé não esteve com meias-medidas - escolheu a VVIP (very very importante person).
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.