Conteúdo
-
Artigos sobre a Fundação Cidade de Guimarães
- Criação e Estatutos
- Alguns intervenientes
- Ideias e sentimentos iniciais
- Campanha de publicidade Polémica
- Vencimento dos membros da Fundação
- Falta de transparência dos novos Vencimentos
- Custos da Fundação
- Falta de peso do Estado na Fundação
- Problemas com Associações Locais
- Contratação de Ricardo Rio
- Demissão e readmissão de Carlos Martins
- Saída da Presidente da Fundação, Cristina Azevedo
- Nomeação de João Serra para Presidente da Fundação
- Os Espaços Devolutos
- Prémio Melina Mercouri
- Audição Parlamentar em Setembro 2011
- Congelamento do QREN e o recurso à Banca
- Ex-administradoras movem processos contra a Fundação
- Extinção da Fundação
- Comentários
Artigos sobre a Fundação Cidade de Guimarães
Esta página compila os artigos sobre a Fundação Cidade de Guimarães, agrupando-os por tema.
Criação e Estatutos
Estatutos da Guimarães 2012 custaram 30 mil euros à câmara e têm sido criticados
- Data: 2010.11.04
- Fonte: Público
- Autor: Samuel Silva
A Câmara de Guimarães pagou 30 mil euros pela elaboração dos estatutos da Fundação Cidade de Guimarães (FCG), a entidade que gere a Capital Europeia da Cultura (CEC) de 2012. O serviço foi contratado pela autarquia por ajuste directo a um escritório de advogados de Lisboa, no ano passado...
A sociedade de advogados em causa é a BMDV, que tem como associados os juristas Virgílio Duque Vieira e Nuno Baltazar Mendes. Este último foi deputado e vereador da Câmara de Lisboa, pelo PS, tendo ocupado, entre 2000 e 2003, o cargo de presidente do conselho de administração do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa.
Alguns intervenientes
Rui Horta, Rui Massena e João Lopes na equipa de programadores da Guimarães 2012
- Data: 2010.02.11
- Fonte: Público
- Autor: Samuel Silva
O bailarino e coreógrafo Rui Horta, o maestro Rui Massena e o crítico de cinema João Lopes vão ser três dos programadores da Capital Europeia da Cultura (CEC) de 2012, em Guimarães. A equipa de programação foi ontem aprovada pelo conselho de administração da Fundação Cidade de Guimarães (FCG), a entidade que será responsável pelo programa cultural do evento.
Perfil: À frente da Fundação Guimarães desde o início
- Data: 2011.07.22
- Fonte: DN
- Autor: Lusa
Licenciada em Relações Internacionais Económico-políticas pela Universidade do Minho, em Braga, Teresa Cristina Costa Leite de Azevedo tem ainda uma Pós-Graduação em Análise Financeira pela Faculdade de Economia do Porto...
Vargas Llosa e Godard em Guimarães em 2012
- Data: 2011.01.31
- Fonte: DN
- Autor: Susana Pinheiro
Os cineastas Manoel de Oliveira e Jean-Luc Godard "vão produzir filmes para a Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura" e serão assistidos na produção por uma plataforma residente que está a ser criada. Guimarães 2012 traz a Portugal outros nomes sonantes das artes, como o Prémio Nobel da Literatura de 2010, Mario Vargas Llosa, que vai orientar debates no âmbito do projecto "Que Europa desejamos." O anúncio foi feito ontem pela presidente da Fundação Cidade de Guimarães, durante a cerimónia de apresentação da primeira versão do programa. Cristina de Azevedo anunciou a criação de um teatro-estúdio, da Fundação Orquestra Estúdio, e a presença de Peter Brook na cidade.
Ideias e sentimentos iniciais
Capital da Cultura: Município de Guimarães vai alargar programa ao distrito de Braga e aos parceiros galegos do Eixo Atlântico
- Data: 2009.05.12
- Fonte: Expresso
- Autor: Lusa
O município de Guimarães vai alargar ao distrito de Braga e aos parceiros luso-galaicos do Eixo Atlântico a programação cultural da Capital Europeia da Cultura de 2012, disse hoje o presidente da autarquia. António Magalhães adiantou à Lusa que o projecto cultural conta com a participação das cidades da região, nomeadamente de Braga, Famalicão e Barcelos, bem como dos parceiros galegos da associação inter-municipal Eixo Atlântico, entre os quais estão as principais cidades da Galiza.
Guimarães: Fundação Capital Europeia da Cultura 2012 quer atrair 1,5 milhões de visitantes aos 500 eventos previstos
- Data: 2009.07.14
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
O projecto da Fundação Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 prevê atrair 1,5 milhões de visitantes aos mais de 500 eventos culturais da sua programação, disse, hoje, fonte da organização.
Sócrates destaca que sucesso de Guimarães vai traduzir-se na economia do país
- Data: 2009.07.14
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
Durante a apresentação de Guimarães como Capital Europeia da Cultura 2012, Jorge Sampaio lembrou as memórias que tem da cidade e José Sócrates frisou que do sucesso da iniciativa depende o sucesso económico do país. A cidade de Guimarães quer aproveitar o facto de ser a Capital Europeia da Cultura 2012 para potenciar a criação de mais emprego, sobretudo a nível criativo.
Guimarães aposta nas indústrias criativas para a Capital da Cultura
- Data: 2009.12.18
- Fonte: Público
- Autor: Samuel Silva
A aposta na renovação da economia regional através das indústrias criativas e da regeneração urbana é o principal eixo do desenvolvimento da Capital Europeia da Cultura (CEC) de 2012. A Fundação Cidade de Guimarães (FCG), entidade que lidera o projecto, apresenta esta tarde o Plano Estratégico para aquela iniciativa.
- Data: 2009.12.19
- Fonte: JN
- Autor: Emília Monteiro
111 milhões de euros, 500 espectáculos, 1,5 milhões de visitantes. O Plano Estratégico da Capital Europeia da Cultura-Guimarães 2012 foi apresentado ontem, sexta-feira, e tem a sua aposta centrada no cidadão comum.
Guimarães quer vir a ser um modelo na Europa
- Data: 2009.12.19
- Fonte: JN
- Autor: Guilherme Soares
Fazer de Guimarães um modelo das pequenas e médias cidades europeias e tentar aproximar a arte à economia são objectivos da organização da Capital Europeia da Cultura (CEC) 2012, cujo Plano Estratégico foi ontem apresentado no Paço dos Duques da cidade. Para Cristina Azevedo, presidente da Fundação Cidade de Guimarães (FCG), "mais do que celebração ou aproximação ao processo de integração europeia, a CEC deve ser um catalisador da regeneração urbana, social e económica" cujo sucesso possa resultar num "novo modelo de pequenas e médias cidades europeias".
Guimarães vai ter sete residências artíticas em 2012
- Data: 2010.01.08
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
À TSF, Cristina Azevedo, da Fundação Cidade de Guimarães, revelou que estes sete artistas vão ser convidados a envolver a população da cidade.
«Estamos neste momento a estruturar uma rede de interlocutores nas várias áreas da comunidade, que passam a ser os nossos intermediários para o envolvimento da população. Despois temos um programa montado para envolver a população na construção dos próprios projectos artisticos para 2012», avançou a responsável.
Capital da Cultura: Ganho o país, Guimarães quer agora ser uma cidade europeia
- Data: 2010.01.24
- Fonte: Público
- Autor: Samuel Silva
Prosseguindo um trabalho sistemático, e valorizado pela Unesco, na reabilitação urbana, Guimarães quer criar condições para atrair artistas, designers e criadores de toda a Europa, o espaço no qual pretende até 2020 ser reconhecida. Anda um ano nas bocas dos vimaranenses: 2020. E isso pode parecer estranho quando é em 2012 que Guimarães será Capital Europeia da Cultura. Mas é precisamente por causa do evento que todos os discursos apontam para o fim da década. "A Guimarães 2012 não faz sentido se ficar encapsulada nesse ano.Terá que ser um impulso para o futuro", sustenta a professora de arquitectura da Universidade do Minho (UM) Maria Manuel Oliveira.
Guimarães projecta criar uma orquestra sinfónica para a Capital Europeia da Cultura de 2012
- Data: 2010.07.07
- Fonte: Público
- Autor: Samuel Silva
A proposta de criação de uma orquestra sinfónica sedeada em Guimarães foi anunciada nessa reunião pelo maestro Rui Massena, programador musical da CEC. Esta estrutura será o pilar da programação artística na música, ainda que o Ministério da Cultura tenha dúvidas quanto à sua viabilidade. A tutela alertou a Fundação Cidade de Guimarães, entidade que gere o evento, para as dificuldades de financiamento de uma estrutura deste tipo, lembrando os problemas por que passam as restantes orquestras nacionais.
Guimarães Capital Europeia da Cultura arranca na passagem de anos 2011/12
- Data: 2010.10.30
- Fonte: Sol
- Autor: Redacção
O evento Guimarães Capital Europeia da Cultura arranca na noite de passagem do ano de 2011 para 2012, com «um imponente espetáculo de luzes, som e cores que dará forma à ideia de criação da vida», disse fonte da organização. A fonte adiantou à Lusa que o Plano de Ação da Fundação Cidade de Guimarães prevê, que a cerimónia de encerramento envolva a produção de «um enorme espetáculo de luz e fogo da «Gert Hof Productions» e um espetáculo musical protagonizado pelos «Coldplay»».
Campanha de publicidade Polémica
Polémica com campanha de Guimarães Capital da Cultura
- Data: 2010.08.24
- Fonte: Expresso
- Autor: Redacção
A futura Capital da Cultura em 2012, a cidade-berço de Portugal, Guimarães, lançou uma campanha em que está tudo vazio, um estádio, um aeroporto e uma praia algarvia. Turismo do Algarve diz que "é de mau gosto" e pede para sair do outdoor.
Contactada pelo Expresso, a gestão da Guimarães Capital da Cultura 2012 adianta que a campanha não foi feita para menosprezar ninguém. "Estamos em presença de uma campanha de marketing criativo que pretende divulgar a marca "Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura", utilizando recursos e fórmulas habituais neste tipo de campanhas. O que se pretendeu transmitir foi tão só a ideia de que em 2012 todos os caminhos vão dar a Guimarães", acrescentam os responsáveis vimaranenses.
Hoteleiros algarvios exigem suspensão de uma campanha de Guimarães 2012
- Data: 2010.08.30
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
"É um insulto aos algarvios em particular e aos portugueses em geral", diz em comunicado a direcção da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), que pede que a campanha seja suspensa e que os referidos cartazes sejam retirados de todo o país.
A maior associação de hoteleiros do Algarve diz apoiar a divulgação do evento mas afirma não aceitar que isso seja feito "à custa e contra a imagem" da região através de publicidade "enganosa" e "paga com dinheiros públicos".
Algarve: Fundação Cidade de Guimarães diz que se limitou a usar a ironia "habitual na publicidade"
- Data: 2010.08.30
- Fonte: Expresso
- Autor: Lusa
A Fundação Cidade de Guimarães esclareceu hoje que nunca pretendeu "menosprezar uma área de turismo consolidada" como o Algarve com a campanha "Guimarães 2012 -- Capital Europeia da Cultura", sublinhando que apenas recorreu à ironia, figura "habitual na publicidade".
Vencimento dos membros da Fundação
Guimarães 2012 gasta 1,3 milhões de euros por ano em salários
- Data: 2010.10.29
- Fonte: Público
- Autor: Samuel Silva
A Fundação Cidade de Guimarães (FCG), entidade que gere a Capital Europeia da Cultura de 2012, vai gastar quase oito milhões de euros em vencimentos até ao final do seu mandato. Só o conselho de administração (CA), presidido por Cristina Azevedo, custa à instituição 600 mil euros por ano. A política de vencimentos daquela entidade foi definida por despacho do presidente da câmara e o Ministério da Cultura (MC) admite que não tem qualquer controlo sobre a decisão.
Capital da Cultura 2012 reduz vencimentos após críticas do PCP
- Data: 2010.10.29
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
No comunicado sobre o assunto, a Câmara de Guimarães diz que os vencimentos dos membros do Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães se justificam dado que "a Capital Europeia da Cultura é um desígnio nacional e de grande relevância para a afirmação e desenvolvimento da cidade e da região à escala europeia".
"Com vista ao desenho do modelo de remunerações da Fundação, a Comissão de Vencimentos, por mim encabeçada, levou a cabo aturada pesquisa e confrontação com valores estabelecidos em projectos semelhantes", refere António Magalhães.
Acrescenta que "foram recolhidas indicações sobre os vencimentos pagos aos responsáveis por outras capitais europeias, nomeadamente realizadas em Portugal, e feita a ponderação com base no tempo de mandato que, nestes exemplos, são mais prolongados"... "descontando o tempo decorrido, são bem inferiores às referências encontradas e plenamente justificados pelo grau de complexidade imposto por uma iniciativa de que se esperam frutuosos resultados em tão curto espaço de tempo".
Capital Europeia da Cultura paga caro
- Data: 2010.10.30
- Fonte: JN
- Autor: Carlos Rui Abreu
...Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, para se referir à folha salarial dos administradores da Fundação Cidade de Guimarães (FCG) que, por ano, custam à entidade cerca de 600 mil euros. "Acho que é de mais. Não é de facto aceitável no contexto que atravessamos, como não seria em qualquer contexto tanta discrepância de vencimentos", afirmou...
O seu Ministério apenas tem voz na FCG através do lugar que a Delegada de Cultura do Norte ocupa no Conselho Geral, órgão consultivo composto por 15 membros.
CEC 2012: PCP questiona Ministério da Cultura sobre vencimentos na Fundação Cidade de Guimarães
- Data: 2010.11.04
- Fonte: I-Online
- Autor: Agência Lusa
O deputado do PCP Agostinho Lopes vai questionar, sexta-feira, no parlamento a ministra da Cultura sobre os vencimentos auferidos pelos administradores da Fundação Cidade de Guimarães, a estrutura que está a preparar a Capital Europeia da Cultura.
Ministra da Cultura desconhecia ordenados milionários na Fundação Cidade de Guimarães
- Data: 2010.11.05
- Fonte: Económico
- Autor: Márcia Galrão
"A melhor maneira de gerir a arte e a cultura é não haver Governo". A afirmação é da própria ministra da Cultura em pleno debate na Comissão Parlamentar sobre o Orçamento do Estado para 2011 e surge como resposta à surpresa da tutela perante a nova controvérsia à volta do vencimento dos elementos da Fundação Cidade de Guimarães, cujo presidente recebe 14.300 euros.
"Só tomei conhecimento dessa decisão quando solicitei números à cidade de Guimarães para saber que impacto teriam as reduções previstas no Orçamento." ... mas rejeita a ingerência do Estado na área da Cultura. "A única intervenção do Governo é para dar meios financeiros, e é essa lógica que está na origem das fundações, dá-se dinheiro e mais nada", frisou Canavilhas.
Vencimentos na Fundação Cidade de Guimarães sofrem cortes de 30 por cento
- Data: 2010.11.18
- Fonte: Público
- Autor: Samuel Silva
Os vencimentos dos membros do Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães, a entidade que gere a Capital Europeia da Cultura de 2012, vão sofrer um corte de 30 por cento, anunciou hoje o presidente da câmara de Guimarães e da comissão de rendimentos da fundação.
Críticas aos salários na Fundação Cidade de Guimarães continuam
- Data: 2011.01.30
- Fonte: Sol
- Autor: Redacção
«É um exagero 10 mil euros. Continuo a pensar que não há razões nenhumas que justifiquem valores desta dimensão», frisou o parlamentar, que persiste na ideia de que Cristina Azevedo tem um salário «largamente superior ao do presidente da República».
A redução atingiu também os dois vogais executivos, que ganhavam 12,5 mil euros cada, e passaram a receber 8750 euros.
Agostinho Lopes é indiferente ao argumento de que os salários praticados pela na Guimarães 2010 é semelhante ao de outras capitais da cultura. «Quais capitais europeias? Portuguesas não são, porque não existe mais nenhuma. Comparar os salários com outras capitais europeias da Alemanha, de França ou mesmo de Espanha não faz sentido nenhum»...
Falta de transparência dos novos Vencimentos
BE acusa Câmara de recusar esclarecer salários na Fundação Cidade de Guimarães
- Data: 2011.03.22
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
O BE acusou, esta terça-feira, a Câmara Municipal de Guimarães de recusar esclarecer quais os salários do conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães e revelar os contratos de prestações de serviços ao abrigo da Capital Europeia da Cultura.
Custos da Fundação
Câmara espera dez milhões do Governo
- Data: 2009.09.25
- Fonte: JN
- Autor: Carlos Rui Abreu
O Ministro da Economia estará amanhã, sábado, em Guimarães para presidir à inauguração de uma delegação da Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal. Na cidade, espera-se o anúncio de 10 milhões para a Capital da Cultura.
- Data: 2009.12.19
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Sofia Martins Santos Com Lusa
Com um custo calculado em 111 milhões de euros, a Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 já tem oito milhões assegurados pelo Turismo de Portugal. O protocolo foi ontem assinado entre a entidade pública que regula o sector e a Fundação Cidade de Guimarães. "A Capital Europeia trará um forte enriquecimento cultural e turístico e permitirá a evolução da economia local para uma fase mais rica em tecnologia, conhecimento e saberes", disse Vieira da Silva, ministro da Economia, em Guimarães, no fim da apresentação do Plano Estratégico para o evento.
"Não vamos pedir um tostão a mais"
- Data: 2010.02.13
- Fonte: JN
- Autor: Sérgio Almeida
"Não vou pedir mais um tostão de investimento público. É uma garantia. Estamos a planear rigorosamente em cima do dinheiro que há", assegura, frisando ainda que o período delicado que o país atravessa do ponto de vista financeira a obriga a um especial cuidado na gestão.
Equipa responsável pela programação da Capital Europeia da Cultura custa um milhão
- Data: 2010.11.10
- Fonte: Público
- Autor: Samuel Silva
A equipa de programação da Capital Europeia da Cultura (CEC) custará, até ao final do evento, um milhão e 50 mil euros. Os oito programadores, responsáveis pela definição do programa artístico da CEC, e assessores estão a trabalhar em regime de prestação de serviços à Fundação Cidade de Guimarães (FCG).
Falta de peso do Estado na Fundação
OE2011: Ministra da Cultura quer "mais peso" do Estado nas fundações onde tenha mas de metade do capital
- Data: 2010.11.05
- Fonte: Expresso
- Autor: Lusa
A ministra da Cultura defendeu hoje, no Parlamento, uma "maior peso institucional" do Estado nas Fundações em que o seu ministério tenha uma participação superior a 50 por cento.
Problemas com Associações Locais
Guimarães 2012, capital do silêncio
- Data: 2011.02.01
- Fonte: JN
- Autor: Delfim Machado
Várias associações vimaranenses não obtiveram ainda resposta da Fundação Cidade de Guimarães para as propostas apresentadas no âmbito da Capital Europeia da Cultura. Há casos em que o pedido de marcação de uma simples reunião já foi feito há um ano e meio.
A Igreja também manifestou descontentamento através do padre Armando Luís de Freitas, Arcipreste de Guimarães e Vizela, que revelou ao JN ter entregue directamente ao presidente da Câmara "um conjunto de propostas que ele disse que ia entregar à sua secretária, há cerca de um ano e meio, e não obtive resposta". "Fico um pouco surpreendido e penalizado, pois a Irmandade de Santos Passos foi contactada para uma reunião, mas até hoje nunca mais disseram nada", afirmou.
Cultura: Artistas criam movimento "paralelo" para dinamizar a Capital Europeia da Cultura
- Data: 2011.03.15
- Fonte: Expresso
- Autor: Lusa
Um grupo de artistas e associações culturais que se sente "excluído" da Capital Europeia da Cultura pela Fundação Cidade de Guimarães criou o movimento "A Capital é Nossa" para, paralelamente, dinamizar o evento em 2012.
Guimarães2012: Presidente da Fundação Cidade de Guimarães garante que associações "estão envolvidas" na programação
- Data: 2011.06.18
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
A presidente da Fundação Cidade de Guimarães, Cristina Azevedo, garante que o programa da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 "inclui os vimaranenses" embora as associações culturais afirmem-se "excluídas" e acusem a Fundação de "fazer orelhas moucas" aos protestos.
Contratação de Ricardo Rio
Autarca pede explicações à Guimarães 2012 sobre contratação de Ricardo Rio
- Data: 2011.02.11
- Fonte: Público
- Autor: Samuel Silva
Ricardo Rio foi candidato à liderança do município bracarense nas últimas duas eleições autárquicas. O economista, que esteve ligado à Casa da Música entre 2004 e 2005, foi contratado para assessorar a estrutura que organiza a Guimarães 2012 na definição do programa de mecenato do evento e vai receber 35 mil euros para o efeito.
Demissão e readmissão de Carlos Martins
Demitiu-se gestor de projecto da Guimarães Capital Europeia da Cultura de 2012
- Data: 2011.05.19
- Fonte: Público
- Autor: Samuel Silva
O gestor de projecto da Capital Europeia da Cultura (CEC) de Guimarães, Carlos Martins, demitiu-se do cargo que desempenhava na estrutura que prepara o evento cultural do próximo ano. Na base da decisão estão diferendos com a administração da Fundação Cidade de Guimarães (FCG) relativamente ao papel desempenhado por Martins na coordenação da programação do evento. Carlos Martins ocupava aquele cargo desde 2009, desempenhando funções de coordenação da equipa de programadores.
Guimarães 2012: BE exige destituição de presidente da Fundação Cidade de Guimarães
- Data: 2011.05.20
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
Pedro Soares, cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) pelo distrito de Braga, exigiu que Cristina Azevedo, presidente da Fundação Cidade de Guimarães que tem a cargo a organização da Capital Europeia da Cultura (CEC), seja "destituída e substituída por alguém realmente competente".
Comissão Europeia alerta para consequências da saída do gestor da Guimarães 2012
- Data: 2011.05.20
- Fonte: Público
- Autor: Samuel Silva
A representação da Comissão Europeia em Portugal emitiu ontem um comunicado onde salienta a necessidade de solidez nas equipas de coordenação de projectos deste tipo. "A experiência mostra que a estabilidade na gestão da Capital Europeia da Cultura (CEC) é uma das chaves para o sucesso", alerta a Comissão, em reacção à saída do até aqui director da Guimarães 2012.
Guimarães 2012: Carlos Martins atribui a sua demissão ao "fechar de um ciclo"
- Data: 2011.05.26
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
Carlos Martins disse hoje que a sua demissão do cargo de gestor de projeto da Guimarães 2012 se deveu ao "fechar de um ciclo", recusando revelar os motivos específicos que o levaram a abandonar o cargo que ocupava desde 2009.
Ministra da Cultura preocupada com tensão na Fundação Cidade de Guimarães
- Data: 2011.06.02
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
A ministra da Cultura disse hoje estar a acompanhar “com preocupação a tensão crescente” entre a administração da Fundação Cidade de Guimarães e os colaboradores e parceiros da instituição decorrente da demissão do gestor da Guimarães 2012. Gabriela Canavilhas reagia assim, numa nota enviada à agência Lusa, à situação no projecto Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura (CEC), após a saída de Carlos Martins das funções de gestor, há duas semanas. Na breve declaração por escrito, a governante “apela a um maior entendimento [entre todos os intervenientes] para melhor cumprir a sua missão”.
Guimarães 2012: Presidente da Câmara considera "imprescindível" regresso de Carlos Martins
- Data: 2011.06.02
- Fonte: I-Online
- Autor: Redacção
"O Carlos Martins foi uma figura fundamental na apresentação do projeto que foi aprovado em Bruxelas e trouxe a CEC para Guimarães. Ele tem que voltar", explicou.
Carlos Martins regressa à Capital Europeia da Cultura
- Data: 2011.08.11
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Redacção
O antigo gestor de projecto da Capital Europeia da Cultura (CEC) Guimarães 2012, Carlos Martins, volta a integrar a direcção do evento, agora como director executivo, depois de se ter demitido em maio. O anúncio do regresso de Carlos Martins à estrutura da CEC foi feito esta quinta-feira pelo novo presidente da Fundação Cidade de Guimarães (FCG), João Serra, em entrevista à Agência Lusa.
Guimarães2012. Carlos Martins diz que ainda é possível fazer "projecto de excelência"
- Data: 2011.08.12
- Fonte: I-Online
- Autor: Agência Lusa
Carlos Martins, que em Maio se demitiu do cargo de gestor de projeto que ocupava na Guimarães 2012 e agora vai ocupar o cargo de diretor executivo, falava aos jornalistas à margem de uma conferência de imprensa, no Porto.
O responsável sublinhou que nunca deixou de estar ligado ao projeto, mas agora terá uma “nova energia e presença” na preparação da CEC .
Saída da Presidente da Fundação, Cristina Azevedo
Guimarães/Capital da Cultura: Conselho Geral recomenda à administração que estreite a cooperação com câmara e comunidade
- Data: 2011.03.29
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
O Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães recomendou hoje à administração que adote "práticas que permitam uma ligação reforçada com os agentes económicos, culturais e sociais da cidade" e que estreite a cooperação com a câmara local.
Jorge Sampaio descontente com organização da Capital Europeia da Cultura 2012
- Data: 2011.03.30
- Fonte: Público
- Autor: Samuel Silva
A moção dirige ainda críticas à política de comunicação do evento, a quem são atribuídas responsabilidades pela fraca ligação com a comunidade local e pela pouca expressão que o evento tem no resto do país. Este desempenho exige "melhorias rápidas e eficazes", defendem os conselheiros. A moção, apresentada por Jorge Sampaio, Adriano Moreira, José Manuel dos Santos e Luís Braga da Cruz, recomenda ainda que se reforce a cooperação entre a fundação e a câmara, através de uma maior participação da vereadora da Cultura, Francisca Abreu, nas decisões relativas ao evento.
A presidente da FCG, Cristina Azevedo, desvaloriza as críticas, preferindo realçar que as recomendações expressas na moção podem permitir "encontrar uma metodologia para que cada um possa entender melhor o que está a ser montado" para a Guimarães 2012.
Guimarães2012: Presidente da Câmara afirma estarem "arrumadas" questões com Fundação Cidade de Guimarães
- Data: 2011.06.16
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
O presidente da Câmara de Guimarães, António Magalhães, afirmou hoje estarem "arrumadas" as razões que o opunham à Fundação Cidade de Guimarães nomeadamente a questão da assinatura do protocolo de cooperação entre a Fundação e a Oficina.
Guimarães2012: Atraso na assinatura de protocolo é "machada final" na relação com Fundação - Autarquia
- Data: 2011.07.01
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
O presidente da câmara de Guimarães afirmou não ter "mais paciência" para com os atrasos na assinatura do protocolo entre a Fundação Cidade de Guimarães e a Oficina e que "esta é a machadada final" na relação com a Fundação.
Câmara retira confiança à presidente da Fundação Guimarães
- Data: 2011.07.14
- Fonte: JN
- Autor: Carlos Rui Abreu
António Magalhães, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, acaba de retirar a confiança a Cristina Azevedo, presidente da Fundação Cidade de Guimarães, entidade que tem a seu cargo a gestão da parte imaterial da Capital Europeia da Cultura em 2012.
Autarca de Guimarães quer a demissão da líder da Capital Europeia da Cultura
- Data: 2011.07.15
- Fonte: Público
- Autor: Samuel Silva
O presidente da Câmara de Guimarães quer que a presidente da fundação que gere a Capital Europeia da Cultura do próximo ano se demita. António Magalhães assume que não tem poderes para destituir Cristina Azevedo, mas, no início desta semana, retirou-lhe a confiança, de modo a forçar a sua saída da liderança da Fundação Cidade de Guimarães (FCG). As intenções do autarca estão condicionadas pelos estatutos da FCG, que não são claros quanto à forma como poderia ser feita a substituição da líder da instituição.
Secretário de Estado vai «tentar mediar» divergências em Guimarães
- Data: 2011.07.15
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
O secretário de Estado da Cultura disse, esta sexta-feira, que vai «tentar mediar» o conflito entre a Câmara de Guimarães e a presidente da Fundação Cidade de Guimarães.
Guimarães2012: Sampaio convoca Conselho Geral extraordinário da Fundação Cidade de Guimarães
- Data: 2011.07.18
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
Jorge Sampaio, presidente do Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães, convocou para sexta-feira uma "reunião extraordinária" cuja ordem de trabalhos "incidirá sobre a avaliação, e suas consequências, do desempenho dos membros do Conselho de Administração da Fundação".
Guimarães 2012: Secretário de Estado da Cultura volta dizer que é apenas mediador
- Data: 2011.07.19
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
Francisco José Viegas... "Não enjeitamos nenhuma das nossas responsabilidades, que se reduz ao facto de sermos um dos fundadores da Fundação (...) por isso estamos a reunir", disse o secretário de Estado da Cultura. No entanto, escusou-se a adiantar mais pormenores sobre o encontro com Cristina Azevedo, referindo apenas que "foi um passo importante".
Guimarães2012: Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães "avalia" hoje "desempenho" da presidente Cristina Azevedo
- Data: 2011.07.22
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
O Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães avalia hoje o "desempenho" da presidente da Fundação, Cristina Azevedo, numa reunião extraordinária convocada após o autarca vimaranense António Magalhães ter retirado a "confiança" a Cristina Azevedo.
Presidente da Fundação Cidade de Guimarães abandona cargo
- Data: 2011.07.22
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Redacção
Em reunião extraordinária do Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães, presidido por Jorge Sampaio, a agora ex-presidente, Cristina Azevedo, chegou a um "acordo de rescisão", abandonando a presidência do conselho de administração.
O referido acordo, segundo afirmou Jorge Sampaio em declarações no final da reunião, "não prejudica Cristina Azevedo". O advogado Teixeira e Melo, que representa a autarquia de Guimarães, explicou que esta será indemnizada no valor "da diferença entre o vencimento que auferia e aquele que vai auferir no cargo em que for agora colocada".
Guimarães2012: Sampaio considera "positivo" acordo de rescisão com Cristina Azevedo
- Data: 2011.07.22
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
Jorge Sampaio, presidente do Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães, considerou "positivo" o acordo de rescisão entre Cristina Azevedo e a Fundação, dizendo que encerra um "capitulo doloroso" da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012.
Guimarães2012: Francisco José Viegas satisfeito com acordo entre Cristina Azevedo e Fundação
- Data: 2011.07.22
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
De acordo com um comunicado do gabinete da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Francisco José Viegas manifestou «satisfação com o resultado alcançado e as decisões tomadas» esta sexta-feira numa reunião entre a presidente da Fundação e o Conselho Geral, em Guimarães.
Bloco de Esquerda congratula saída de Cristina Azevedo
- Data: 2011.07.22
- Fonte: DN
- Autor: Lusa
O Bloco de Esquerda congratulou-se com a saída de Cristina Azevedo da presidência da Fundação Cidade de Guimarães, mas defendeu que a "demissão não é suficiente" para garantir o sucesso da próxima Capital Europeia da Cultura. "O Bloco de Esquerda congratula-se com esta decisão, que vinha reivindicando há vários meses.
"Deterioração" da relação entre autarquia e Fundação Cidade de Guimarães começou em Março
- Data: 2011.07.22
- Fonte: DN
- Autor: Lusa
A demissão da presidente da Fundação Cidade de Guimarães é o culminar do processo de "deterioração" da relação entre a instituição e a Câmara de Guimarães iniciado em Março e cujo "divórcio" foi anunciado a 17 de Julho pela autarquia.
Cristina Azevedo irá receber "cerca de 100 euros/mês" da Fundação
- Data: 2011.07.28
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
A antiga presidente da Fundação Cidade de Guimarães irá receber "cerca de 100 euros por mês" como compensação por deixar o cargo de presidente da instituição depois de ter chegado a um acordo de rescisão com o conselho geral da Fundação. A 22 de Julho, a agora anterior líder da Fundação Cidade de Guimarães, Cristina Azevedo, abandonou o cargo por comum acordo com o conselho geral da instituição, presidido por Jorge Sampaio. À data, o advogado da Câmara Municipal de Guimarães, Teixeira e Melo, esclareceu que "Cristina Azevedo não sairia prejudicada" com o referido acordo.
Nomeação de João Serra para Presidente da Fundação
João Serra será o presidente da Fundação Cidade de Guimarães
- Data: 2011.07.27
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Redacção
João Serra será o novo presidente da Fundação Cidade de Guimarães, substituindo no cargo Cristina Azevedo, disse esta quarta-feira à agência Lusa uma fonte oficial da Secretaria de Estado da Cultura.
Antigo chefe da Casa Civil de Jorge Sampaio nomeado presidente da Fundação Cidade de Guimarães
- Data: 2011.07.27
- Fonte: Sol
- Autor: Redacção
João Serra, o antigo assessor e ex-chefe da Casa Civil do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, foi hoje nomeado presidente da Fundação Cidade de Guimarães, entidade encarregue da programação da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012.
Câmara aprova João Serra para Guimarães 2012
- Data: 2011.07.28
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Redacção
O nome de João Serra para presidente da Fundação Cidade de Guimarães foi esta quinta-feira aprovado por maioria pelo executivo da Câmara Municipal de Guimarães.
Guimarães Capital da Cultura 2012 já tem novos administradores
- Data: 2011.08.11
- Fonte: Sol
- Autor: Redacção
O novo presidente da Fundação Cidade de Guimarães, João Serra, revelou a nova equipa do conselho de administração do organismo, que integra personalidades com «provas dadas» como Fortunato Frederico, Paulo Cruz e Rosa Amora.
Presidente da associação dos industriais de calçado na nova administração da Guimarães 2012
- Data: 2011.08.11
- Fonte: Público
- Autor: Samuel Silva
O presidente da associação portuguesa dos industriais de calçado (Apiccaps), Fortunato Frederico, é um dos novos elementos da administração da Fundação Cidade de Guimarães. O empresário aceitou o convite formulado por João Serra, o novo presidente do organismo que lidera a preparação da Capital Europeia da Cultura do próximo ano. O presidente da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, Paulo Cruz, e a antiga vice-presidente do Ippar, Rosa Amora, também fazem parte da nova equipa.
Os Espaços Devolutos
Guimarães2012: Fundação Cidade de Guimarães acolhe ideias para espaços devolutos
- Data: 2011.08.05
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
A Fundação Cidade de Guimarães anunciou hoje uma "open call" promovida no âmbito da área Cidade da Capital Europeia da Cultura, para acolher propostas "criativas e originais" para espaços devolutos de Guimarães, ao abrigo do projeto "Pop Up Spaces.
Prémio Melina Mercouri
Capital Europeia da Cultura recomendada para prémio Melina Mercouri
- Data: 2011.05.25
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
A Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 foi recomendada para receber o Prémio Melina Mercouri pelo “esforço organizativo “ e “avanços verificados no Programa Cultural”, assim como pela “procura efectiva de legado pós 2012”, anunciou hoje a organização. A recomendação foi feita pelo Painel de Acompanhamento e Monitorização das Cidades Capitais Europeias da Cultura em 2012. O anúncio da distinção foi feito por comunicado enviado hoje à Agência Lusa pela Fundação Cidade de Guimarães, entidade organizadora da Capital Europeia da Cultura (CEC) Guimarães 2012.
Guimarães2012: Comissão Europeia confirma prémio Melina Mecouri para a organização da Capital Europeia da Cultura
- Data: 2011.09.08
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
A Comissão Europeia confirmou hoje a atribuição do prémio Melina Mercouri à organização da Capital Europeia da Cultura (CEC) Guimarães 2012 sublinhando o "esforço organizativo" e o "aprofundamento obtido no Programa Cultural".
Guimarães 2012: João Serra garante que "qualquer cêntimo" de prémio internacional "será escrutinado"
- Data: 2011.09.14
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
O prémio internacional, no valor pecuniário de 1,5 milhões de euros, foi atribuído há dias à organização da CEC Guimarães 2012 pela Comissão Europeia, que sublinhou o "esforço organizativo" e o "aprofundamento obtido no Programa Cultural".
Audição Parlamentar em Setembro 2011
João Serra disponível para "rever" vencimentos da administração da Fundação Cidade de Guimarães
- Data: 2011.09.14
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
O presidente do conselho de administração da Fundação Cidade de Guimarães, João Serra, afirmou esta quarta-feira, no Parlamento, estar "disponível" para rever os polémicos vencimentos relacionados com a Capital Europeia da Cultura, porque quer "tirar esta questão da agenda".
Guimarães 2012: Audições parlamentares dominadas por polémicas do passado e garantias de que tudo vai agora correr bem
- Data: 2011.09.14
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
As audições parlamentares dos presidentes da Fundação Cidade de Guimarães e do Município foram marcadas por repetidas questões sobre polémicas do passado, com os responsáveis a garantirem que a Capital Europeia da Cultura tem agora tudo para dar certo.
Presidente da câmara diz que acordo que o impede de falar do passado da Guimarães 2012
- Data: 2011.09.14
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
No final de uma audiência na Assembleia da República, António Magalhães disse aos jornalistas que anuiu a assinar um acordo que o impede de fazer declarações "sobre o passado", concretamente sobre a gestão da ex-presidente da Fundação, Cristina Azevedo, afastada em 22 de Julho deste ano.
Autarca de Guimarães rejeita responsabilidade individual na atribuição de vencimentos
- Data: 2011.09.14
- Fonte: Público
- Autor: Alexandra Prado Coelho
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, António Magalhães, rejeitou qualquer responsabilidade individual na atribuição de vencimentos aos membros da Fundação Cidade de Guimarães.
Guimarães2012: Ex-ministra afirma que ex-presidente da Fundação se recusou a informar governo sobre vencimentos
- Data: 2011.09.14
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
Na audição em curso com o presidente da Câmara de Guimarães, António Magalhães, a deputada socialista e anterior ministra da Cultura disse que, quando pediu para saber os vencimentos da administração da Fundação, Cristina Azevedo recusou-se a dar-lhos.
Guimarães 2012: Presidente da câmara "disponível para alterar estatutos e vencimentos da fundação"
- Data: 2011.09.14
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
O presidente da câmara de Guimarães, António Magalhães, afirmou hoje na Assembleia da República que está "disponível para alterar os estatutos e para alterar os vencimentos" da Fundação Cidade de Guimarães.
Congelamento do QREN e o recurso à Banca
Congelamento do QREN obriga Guimarães 2012 a recorrer à banca
- Data: 2012.05.08
- Fonte: Público
- Autor: Samuel Silva
O atraso nas transferências dos fundos comunitários que suportam o orçamento da Capital Europeia da Cultura (CEC) vai obrigar a gestão do evento a recorrer a um financiamento bancário de curto prazo. A Guimarães 2012 espera ainda pelo pagamento de oito milhões vindos do QREN, o que está a causar problemas de tesouraria, e deverão arrastar-se até depois do Verão. A reavaliação do QREN definida pelo Governo levou a que, nos últimos três meses, todo o processo de análise das candidaturas a fundos comunitários tenha estado parado.
Ex-administradoras movem processos contra a Fundação
Fundação Cidade Guimarães arrisca pagar dois milhões
- Data: 2012.09.10
- Fonte: Económico
- Autor: Márcia Galrão
Ex-vogal de Cristina Azevedo interpôs acção judicial exigindo 800 mil euros de indemnização. Valor da compensação à presidente continua envolto em sigilo.
Cristina Azevedo exige 420 mil euros à Guimarães 2012
- Data: 2012.10.20
- Fonte: JN
- Autor: Delfim Machado
A Capital Europeia da Cultura foi processada pela terceira vez, agora pela ex presidente Cristina Azevedo. Em causa está a polémica rescisão do contrato, agora conhecido. Processos perfazem 1,3 milhões. São 6900 euros que a Fundação poderá ter de pagar a Cristina Azevedo, multiplicados por 61 meses, caso esta ganhe o processo que tem em tribunal. Recorde-se que Azevedo foi contratada em agosto de 2009 e terminou o contrato, por acordo mútuo, em julho de 2011. É nesta rescisão que reside o processo.
Guimarães 2012 acusa ex-presidente de “comportamento negligente”
- Data: 2012.11.24
- Fonte: Público
- Autor: Redacção
O processo disponível no Tribunal de Guimarães traz à luz os motivos que levaram à demissão. A contestação da FCG é violenta e refere exemplo de “comportamento negligente da autora face às funções que lhe cabia desempenhar”. “Por inércia da autora”, a CEC corria o risco de perder a possibilidade de celebrar contratos de financiamento, acusa a FCG. Aponta “funcionamento incompetente da comunicação”, “partilha de informação incompleta” e “contratações nebulosas” como exemplos do mau trabalho realizado. Os motivos só agora são tornados públicos, uma vez que, quando a gestora saiu da Guimarães 2012, assinou um acordo de rescisão onde se incluía uma cláusula que obriga a câmara, a fundação e a própria a não fazerem “qualquer comentário público quer sobre a FCG, quer sobre a substituição efectiva, quer sobre a prestação” da ex-presidente no quadro da administração da fundação.
Fundação de Guimarães condenada a pagar 260 mil euros
- Data: 2013.06.13
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Redacção
A Fundação Cidade de Guimarães foi condenada a pagar cerca de 260 mil euros à ex-administradora Carla Morais, que pedia uma indemnização de 800 mil euros alegando ter sido despedida "sem acordo" e sem "justa causa", em agosto de 2011. Em declarações à agência Lusa, Carla Morais confirmou a decisão do Tribunal de Varas Mistas de Guimarães, que segundo fonte da Lusa próxima do processo data do "início deste mês", mas recusou-se a prestar declarações "uma vez que o processo ainda não está terminado".
Guimarães 2012 tem "provisão" para eventual indemnização a ex-presidente
- Data: 2013.06.26
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
A Fundação Cidade de Guimarães (FCG) tem uma "provisão financeira" no seu orçamento para responder a uma eventual condenação judicial ao pagamento de uma indemnização à sua ex-presidente, Cristina Azevedo, foi hoje anunciado.
Supremo reduz para quase metade indemnização a ex-administradora da Guimarães 2012
- Data: 2014.11.30
- Fonte: Público
- Autor: Samuel Silva
Carla Morais vai receber cerca de 200 mil euros, apesar de o Supremo Tribunal de Justiça considerar que o seu afastamento foi lícito. A comissão liquidatária da Fundação Cidade de Guimarães vai mesmo ter que indemnizar uma das suas antigas administradoras, afastada do cargo no Verão de 2011. O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) deu razão parcial ao recurso apresentado à fundação que organizou a Capital Europeia da Cultura (CEC) de 2012, reduzindo a quase metade o valor da indemnização a ser paga.
Extinção da Fundação
Fundação Cidade de Guimarães critica avaliação que não incide sobre ano da Capital Europeia
- Data: 2012.08.10
- Fonte: Sol
- Autor: Redacção
A Fundação Cidade de Guimarães, entidade organizadora da Capital Europeia da Cultura, criticou hoje o grupo que analisou as fundações considerando que a sua avaliação, ao não considerar o ano de 2012, não «espelha a prestação real da fundação». Em comunicado, o Conselho de Administração (CA) da fundação lembra que a sua constituição resulta de «uma iniciativa governamental» e corresponde «ao modelo institucional que o Governo entendeu mais adequado para cumprir um compromisso que assumiu junto da Comissão Europeia».
Fundação da Guimarães 2012 será extinta em Setembro e não deixará dívidas
- Data: 2013.03.23
- Fonte: Público
- Autor: Redacção
A Fundação Cidade de Guimarães, que foi criada para organizar a Capital Europeia da Cultura do ano passado, vai ser extinta dentro de seis meses. Jorge Sampaio, presidente do conselho geral da fundação, diz que a Guimarães 2012 teve “nota altíssima, com dispensa de oral”. A garantia foi dada na manhã deste sábado pelo presidente do conselho de administração, João Serra, à margem da reunião do Conselho Geral da instituição, que serviu para aprovar o relatório de actividades e contas relativos ao evento.
Fundação Guimarães2012 será extinta dia 31
- Data: 2013.12.13
- Fonte: DN
- Autor: Lusa, Texto Publicado Por Sofia Fonseca
A autarquia e o Estado a assumirem responsabilidades no processo de liquidação, inclusive o pagamento de possíveis indemnizações a duas ex-administradoras, revelou hoje o presidente do Conselho Geral. No final daquele que foi o último Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães (FCG), Jorge Sampaio revelou existir um fundo de provisão de 303 mil euros para fazer face a possíveis indemnizações relativas ao processo de saída das ex-administradoras da fundação Cristina Azevedo e Carla Morais, em julho de 2011. No entanto, a soma dos montantes exigidos por ambas ultrapassa um milhão de euros.
Governo e autarquia repartem responsabilidades na extinção da Guimarães 2012
- Data: 2013.12.13
- Fonte: Público
- Autor: Redacção
No próximo Conselho de Ministros, o governo deverá aprovar o decreto-lei que estabelece a extinção definitiva daquele organismo, bem como a forma como será feita a sua posterior liquidação. Esse processo será liderado pela Câmara de Guimarães, mas todos os compromissos e benefícios serão partilhados pela autarquia e pela SEC, enquanto entidades fundadoras da FCG.
Comentários
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.