Não Editável História Acções RSS

Fundação Eugénio de Almeida recebeu subsídios ilegais em sete anos

Fundação Eugénio de Almeida recebeu subsídios ilegais em sete anos

Fonte
Público
Autor
Maria José Oliveira
Data
2010.01.16
Link

Fundação Eugénio de Almeida recebeu subsídios ilegais em sete anos

Ao longo de sete anos, governos do PS e da coligação PSD/CDS-PP financiaram ilegalmente a Fundação Eugénio de Andrade (FEA), uma instituição criada em 1992 e sedeada na casa, cedida pela Câmara do Porto, onde o poeta (1923-2005) e os seus herdeiros passaram então a residir.
De 1997 a 2004, a FEA recebeu um subsídio anual atribuído pelo Ministério da Cultura (MC), através do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB): os montantes variaram de ano para ano, sendo o valor mais baixo de 12.470 euros (em 2001) e o mais alto de 19.700 euros (em 1997). Durante sete anos a fundação recolheu 115.960 euros, sem nunca ter firmado qualquer acordo com o MC.
A decisão de realizar este "acordo de cavalheiros" partiu de Manuel Maria Carrilho, após uma visita à casa situada na Foz. Desde então, nem a passagem de diferentes titulares pelo Palácio da Ajuda nem a mudança de Governo (em 2002) alteraram a situação: depois de Carrilho, José Sasportes, Augusto Santos Silva, Pedro Roseta e Maria João Bustorff continuaram a subsidiar ilegalmente a FEA.
Contactado pelo PÚBLICO, Carrilho, embaixador na UNESCO, afirma não se recordar "ao detalhe" da "solução encontrada" para apoiar financeiramente a FEA...
... A ausência de compromisso oficial é confirmada por Isabel Pires de Lima, que chegou ao MC em 2005. Foi a partir de então, aliás, que o ministério suspendeu o subsídio e começaram as dores de cabeça da FEA. "Procurei se existia algum compromisso e não havia nada", diz a ex-ministra, que refere ainda que durante o seu mandato "não houve qualquer apoio".


Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.





CategoriaArtigos