Não Editável História Acções RSS

FranciscoLouçã

1. Francisco Louçã

Participou na luta contra a ditadura e a guerra no movimento estudantil dos anos setenta, tendo sido preso na Capela do Rato (Dezembro de 1972) e libertado de Caxias sob caução.

Aderiu à Liga Comunista Internacionalista em 1973 (transformada em Partido Socialista Revolucionário em 1979) e faz parte da sua estrutura de direcção aquando do 25 de Abril de 1974, participando na luta política desde então.

Foi um dos intervenientes na preparação da reforma fiscal parcial de 2000, de que algumas medidas emblemáticas foram logo revogadas pelo governo Guterres e depois pelos governos das direitas. Fez parte de várias comissões de inquérito e dirigiu a bancada do Bloco de Esquerda no parlamento durante alguns anos.

Apresentou e defendeu inúmeros projectos de lei da sua bancada, alguns dos quais foram aprovados nestas três legislaturas: criminalização da violência doméstica, acesso livre à contracepção de emergência, descriminalização do consumo de drogas e nova política para a toxicodependência, legalização das medicinas alternativas, lei sobre a informação genética e pessoal de saúde, redução dos prazos do trabalho a prazo, novas políticas fiscais e outras. Defendeu projectos que foram recusados, nomeadamente sobre a criação de um imposto sobre as grandes fortunas, sobre as regras para o levantamento do segredo bancário para efeitos de combate à fraude fiscal, generalização da banda larga, separação entre drogas leves e duras, administração médica de canabinóides em doentes terminais e crónicos e outros.

Participou como convidado no Fórum Social Mundial de Porto Alegre e em diversos fóruns e contra-cimeiras na Europa. Participou nos movimentos sociais contra a guerra imperial, com Mário Soares, Freitas do Amaral, Maria de Lurdes Pintasilgo, Boaventura Sousa Santos, Carvalho da Silva e muitas outras personalidades. É membro da direcção do Partido da Esquerda Europeia. Participou em conferências políticas em diversos países, como a França, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Suíça, Países Baixos, Bélgica, Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai, Nicarágua, Equador, Colômbia e Argentina.

Em 2005, tendo sido convidado pelo Banco Mundial para participar com quatro outros economistas, incluindo um Prémio Nobel, numa conferência científica em Pequim, foi desconvidado por pressão directa do governo chinês alegando razões políticas.

Foi candidato à Presidência da República em 2006 colhendo 5.3% dos votos.

2. Dados Biográficos

foto.jpg

Nome completo:

Francisco Anacleto Louçã

Data de nascimento:

12 de Novembro de 1956

Lugar de nascimento:

Lisboa

2.1. Habilitações

Ano

Escola

Observações

-

Instituto Superior de Economia

Licenciatura em Economia, obtendo o prémio do Banco de Portugal para o melhor aluno de economia

-

Instituto Superior de Economia

Mestrado em Economia, obtendo o prémio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia para o melhor aluno

1996

Instituto Superior de Economia

Doutoramento em Economia

1999

Instituto Superior de Economia

Prestou provas de agregação obtendo a aprovação por unanimidade

2.2. Experiência/Percurso Profissional

Início

Fim

Local

Função

1999

-

Bloco de Esquerda

Fundador

1999

Presente

Bloco de Esquerda

Membro da direcção

1999

Presente

Assembleia da República

Deputado

2004

Presente

Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa

Professor Associado

2005

Presente

Bloco de Esquerda

Coordenador da Comissão Política

2.3. Fontes

3. Dossiers e Artigos

4. Ficheiros anexados a esta página

Não existem ficheiros em anexo

5. Comentários


Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.



CategoriaBiografia