Não Editável História Acções RSS

Fim da corrupção colocaria Portugal ao nível da Finlândia

Fim da corrupção poria Portugal ao nível da Finlândia

Fonte
TVI 24
Autor
Redacção / Pgm
Data
2005.08.31
Link

Fim da corrupção poria Portugal ao nível da Finlândia Link para a cache do Busca Tretas

O Banco Mundial diz que, não fosse o nível de corrupção que existe em Portugal, o país poderia estar ao nível da Finlândia, em termos de desenvolvimento.

Parece um passe de mágica, mas não é. O que acontece é que, se não existisse corrupção em Portugal, o rendimento por pessoa poderia multiplicar-se por três. O estudo, intitulado «Dez mitos sobre a governação e corrupção» e foi publicado na revista «Finance & Management», do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Outros países, sobretudo os que se encontram em desenvolvimento, poderiam beneficiar também de um maior controlo sobre a corrupção, como é o caso de alguns dos países do Alargamento da União Europeia. A Lituânia, por exemplo, daria um salto para a posição que actualmente é ocupada pelo nosso país em termos de desenvolvimento.

Mas o estudo do Banco Mundial vai mesmo mais longe e diz que um maior controlo da corrupção em Portugal poderia ter efeitos colaterais como a redução da taxa de mortalidade infantil e da taxa de iliteracia. É que a corrupção agrava sobretudo a situação das famílias com menores rendimentos, que assim pagam mais impostos do que deveriam e se vêem forçadas a gastar parte do seu orçamento em subornos para poderem ter acesso a serviços que são públicos.

Em termos globais, o Banco Mundial estima que a corrupção transacciona perto de mil milhões de dólares. Em Portugal não se sabe que é o valor destas transacções menos claras, já que o próprio Banco Mundial diz que não é possível medir o nível de corrupção nem de controlo sobre a mesma.

O texto anterior reproduz na integra esta notícia, dado que, algures entre a primeira vez que editei esta página e fins de 2011, a notícia desapareceu do site da TVI

Ficheiros anexados a esta página


Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.





CategoriaArtigos