Não Editável História Acções RSS

Défice da CP já ultrapassa os três mil milhões de euros

Défice da CP já ultrapassa os três mil milhões de euros

Fonte
Público
Autor
Carlos Cipriano
Data
2009.12.08
Link

Défice da CP já ultrapassa os três mil milhões de euros

O valor foi avançado pelo presidente da CP numa conversa com o PÚBLICO a bordo do Expresso do Clima, que levou mais de 400 pessoas de Bruxelas a Copenhaga. Cardoso dos Reis revelou que a companhia deverá aumentar os prejuízos este ano para mais de 200 milhões de euros, o que é comparável aos 190 milhões apurados no exercício de 2008. Com a banca a pressionar as empresas com spreads mais elevados, só em encargos financeiros a empresa terá de despender, este ano, "bastante mais de 100 milhões de euros", disse.
"Tivemos menos passageiros, não houve aumento tarifário, mas tivemos aumento de custos, nomeadamente dos salários e da manutenção dos comboios, e um acréscimo dos custos financeiros", afirmou Cardoso dos Reis.
A contratualização do serviço público poderia ser uma forma de a empresa avançar para uma situação financeira mais confortável, mas o presidente da CP não deposita grande esperança na generosidade do Governo em época de contenção financeira. "Contávamos, de facto, ter apresentado à tutela a contratualização das obrigações de serviço público, mas não houve condições para isso. Só foram aprovados e estabelecidos pelo executivo indicadores de gestão para cumprirmos. Agora vamos preparar a contratualização do serviço público para a CP Lisboa, CP Porto e Regional. Mas estamos conscientes que as dificuldades financeiras vão condicionar fortemente a possibilidade de o Governo fazer contratualização."


Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.





CategoriaArtigos