Não Editável História Acções RSS

Convento privado reconstruído com dinheiros públicos está abandonado em Monsaraz

Convento privado reconstruído com dinheiros públicos está abandonado em Monsaraz

Fonte
Público
Autor
José António Cerejo
Data
2014.09.08
Link

Convento privado reconstruído com dinheiros públicos está abandonado em Monsaraz Link para a cache do Busca Tretas

Comprado por um antigo ministro e grão-mestre da maçonaria, o Convento da Orada ameaça regressar ao estado em que estava antes de ser reconstruído, há 23 anos, com a ajuda de mais de um milhão de euros de fundos europeus. Se a fundação for extinta, o convento fica para os herdeiros de Rosado Correia. O Convento da Orada, propriedade de uma fundação privada que gastou pelo menos 1,1 milhões de euros de fundos públicos para o restaurar no início da década de 90, encontra-se em adiantado estado de degradação e está abandonado há cerca de cinco anos, no concelho de Reguengos de Monsaraz.

Mais adiante no artigo lê-se:

Comprado em 1988 por João Rosado Correia — um antigo ministro socialista e ex-Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano que nesse ano criou a Fundação Convento da Orada (FCO) e faleceu em 2002 — o convento, situado na aldeia do Telheiro, junto à vila de Monsaraz, foi palco, nos anos 90, de iniciativas culturais que lhe deram alguma notoriedade. Durante uma dezena de anos funcionou também como hotel rural, possuindo nas suas instalações um pequeno museu arqueológico. Há cerca de seis anos a exploração comercial do complexo esteve em vias de ser entregue ao grupo hoteleiro da família de José Miguel Júdice (advogado que já tinha ligações a João Alberto Correia na sociedade do conhecido restaurante Eleven), mas as negociações entre a fundação e o grupo fracassaram.


Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.





CategoriaArtigos