Auditoria aos colégios do grupo GPS após reportagem da TVI
- Fonte
- TVI 24
- Autor
- Redacção
- Data
- 2012.12.03
- Link
Repórter TVI desta segunda-feira: «Dinheiros públicos, vícios privados» Um dos maiores grupos de escolas privadas do país recebeu, só este ano, cerca de 25 milhões de euros de financiamento do Estado.
A reportagem em questão é a seguinte:
Auditorias a colégios do GPS provocadas por denúncias de professores
- Data: 2012.12.06
- Fonte: Público
- Autor: Clara Viana
Grupo tem contado com colaboração de figuras do PS e do PSD. Dos 24 colégios que detém, 13 são financiados pelo Estado. As auditorias da Inspecção-Geral de Educação e Ciência a colégios do grupo GPS que têm contratos de associação com o Estado foram solicitadas pelo secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, Casanova de Almeida, durante as férias de Verão, "na sequência de denúncias recebidas de professores e de sindicatos", indicou ontem ao PÚBLICO o gabinete de comunicação do Ministério da Educação e Ciência (MEC).
Alguns números foram publicados no dia 3 em Diário da República (mesmo dia em que a reportagem anterior foi emitida):
Grupo GPS: colégios receberam 81 milhões do Estado
- Data: 2012.12.08
- Fonte: TVI 24
- Autor: Tvi24 / Ana Leal
Reportagem da TVI revelou que escolas públicas são subaproveitadas a favor das privadas O Estado pagou 81 milhões de euros nos últimos dois anos e meio ao grupo GPS, o maior grupo de colégios privados financiados pelo erário público. A TVI denunciou o caso na passada segunda-feira.
Resta ainda saber quanto foi/será pago no segundo semestre de 2012.
Resultados
Encontradas irregularidades em escolas financiadas pelo estado
- Data: 2013.05.08
- Fonte: TVI 24
- Autor: Tvi24 / Lf
Foram feitas seis auditorias a colégios do grupo privado GPS. O Ministério da Educação entregou na terça-feira no parlamento os relatórios resultantes de seis auditorias a colégios do grupo privado GPS, que detetaram irregularidades como o incumprimento da gratuitidade da escolaridade obrigatória ou a distribuição dos horários dos professores. As auditorias foram pedidas depois da reportagem da TVI «Dinheiros públicos, vícios privados».
Auditorias detectam taxa de matrícula ilegal nos colégios do grupo GPS
- Data: 2013.05.08
- Fonte: Público
- Autor: Mariana Oliveira
Alunos que frequentavam a escolaridade obrigatória eram obrigados a pagar taxa de dez euros. Ministério manda devolver montantes às famílias. O Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou nesta quarta-feira que seis auditorias a colégios do grupo GPS com quem mantém contratos de associação detectaram alguns problemas comuns aos diversos colégios, como a cobrança ilegal de uma taxa de matrícula de dez euros e irregularidades na distribuição dos horários atribuídos aos professores.
Os comentários do Grupo GPS:
Auditorias com resultados "extremamente positivos"
- Data: 2013.05.08
- Fonte: DN
- Autor: Ana Bela Ferreira
O Conselho de Administração do Grupo GPS respondeu às conclusões das auditorias levadas a cabo pela Inspeção Geral de Educação dizendo que "as escolas do Grupo GPS são neste momento (...) as mais escrutinadas do País". A inspeção detetou irregularidades como a cobrança de 10 euros de taxa de matrícula, mas o grupo defende que os resultados "são extremamente positivos".
O Processo Crime
Casa de ex-secretário de Estado da Educação alvo de buscas na investigação ao grupo GPS
- Data: 2014.01.24
- Fonte: Público
- Autor: Mariana Oliveira
José Manuel Canavarro, actual deputado do PSD e antigo consultor do grupo, está a ser investigado por corrupção. A casa do ex-secretáriode Estado Adjunto e da Administração Educativa de Santana Lopes, José Manuel Canavarro, actual deputado do PSD pelo círculo de Coimbra, foi na quinta-feira alvo de buscas realizadas pela Polícia Judiciária (PJ) no âmbito da investigação ao grupo GPS. Em causa estão suspeitas do crime de corrupção. Contactado pelo PÚBLICO, José Manuel Canavarro afirmou que não queria “comentar nada sobre esse assunto” e adiantou que irá “constituir advogado se for caso disso”.
E, quatro anos depois...
Ex-secretário de Estado do PSD acusado de corrupção no caso dos colégios GPS
- Data: 2018.03.24
- Fonte: Expresso
- Autor: Lusa
José Manuel Canavarro está acusado de corrupção passiva por, alegadamente, ter favorecido, no exercício das suas funções, interesses do grupo empresarial GPS O ex-secretário de Estado Adjunto e da Administração Educativa José Manuel Canavarro e um antigo diretor regional de educação estão acusados de corrupção no caso dos colégios do grupo GPS, segundo a acusação a que a Lusa teve acesso. José Manuel Canavarro ocupou o cargo entre 21 de julho de 2004 e 12 de março de 2005, no XVI Governo, liderado por Pedro Santana Lopes, até à posse do Governo seguinte, chefiado então por José Sócrates.
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.