Não Editável História Acções RSS

Anulação de inscrições de desempregados coincidiu com períodos eleitorais

Anulação de inscrições de desempregados coincidiu com períodos eleitorais

Fonte
Público
Autor
João Ramos de Almeida
Data
2009.11.02
Link

Anulação de inscrições de desempregados coincidiu com períodos eleitorais

  • A direcção do IEFP recusa dar números. Mas cálculos do PÚBLICO mostram correlações em três eleições

Nos meses anteriores a três eleições legislativas, os centros de emprego anularam inscrições de desempregados a um ritmo semelhante ao da entrada de novos desempregados. O resultado foi a contenção da subida do desemprego registado. Os responsáveis do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) negam qualquer manipulação.

A questão ilustra-se bem. Só em Setembro passado, verificou-se uma inscrição recorde de 72,6 mil novos desempregados, mas o desemprego registado subiu menos de 9 mil pessoas (de 501,6 mil para 510,4 mil pessoas). O que se passou nesse mês com dezenas de milhares de pessoas?

Notas:

  • Em Setembro a CGTP referiu a suspeita dos números do desemprego serem manipulados:
  • O artigo do Público fala de 'correlação', que é um termo técnico usado em estatística, mas infelizmente e como é hábito, não mostra os números respectivos (ao menos na versão on-line do jornal). Assim seria interessante obter os números de entradas e saídas nas inscrições dos centros de emprego para cada mês.


Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.





CategoriaArtigos