Não Editável História Acções RSS

AntónioVitorino

1. António Vitorino

Da Wikipédia:

António Manuel de Carvalho Ferreira Vitorino (Lisboa, 12 de Janeiro de 1957), advogado e político português.

É licenciado em Direito (1981) e mestre em Ciências Jurídico-Políticas (1986), na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde exerceu funções docentes, como Assistente (a partir de 1982).

Actualmente é advogado, nas áreas do Direito Público e Direito da União Europeia, sendo sócio da firma Cuatrecasas, Gonçalves Pereira & Associados. É também administrador (não executivo) da Siemens Portugal e preside à Assembleia-Geral de outros grupos empresariais, como a Brisa, a Finipro e a Novabase. É ainda presidente do Conselho de Administração da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva e da Fundação Res Publica, ligada ao PS.

É Professor Convidado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (desde 2008). Comentou a actualidade política, em As Notas Soltas de António Vitorino, na RTP1 (entre 2007 e 2009).

Aderiu ao Partido Socialista ainda jovem, quando estudava no Liceu Camões, em Lisboa. Não obstante a sua filiação, veio a aproximar-se de outros grupos, como a Frente Socialista Popular (em cuja fundação participou, em 1975), o Movimento Socialista Unificado (em 1976) e ainda a União da Esquerda para a Democracia Socialista (UEDS) (em 1978).

Em 1980 foi eleito, pela primeira vez, deputado à Assembleia da República, nas listas da UEDS da coligação Frente Republicana e Socialista. Foi, depois, sucessivamente eleito em cinco legislaturas, pelo PS (até 2006). Foi várias vezes chamado a outras funções, tendo sido Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares no IX Governo Constitucional (1983-1985), Secretário-Adjunto do Governador de Macau (1986-1987), juiz do Tribunal Constitucional (1989-1994), deputado ao Parlamento Europeu (1994-1995), onde presidiu à Comissão das Liberdades Cívicas e dos Assuntos Internos, Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa no XIII Governo Constitucional (1995-1997) e Comissário Europeu, responsável pela Justiça e Assuntos Internos (1999-2004).

2. Dados Biográficos

foto.jpg

Nome Completo:

António Manuel de Carvalho Ferreira Vitorino

Data de nascimento:

12 de Janeiro de 1957

Lugar de nascimento:

Lisboa

2.1. Habilitações

Ano

Escola

Observações

1981

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

licenciado em Direito

1986

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

mestre em Ciências Jurídico-Políticas

2.2. Experiência/Percurso Profissional

Início

Fim

Local

Função

1980

1991

AR

Deputado

1994

1995

PE

Deputado

1995

1997

Governo

Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa XIII Governo Constitucional

1995

1999

AR

Deputado

1999

2004

-

Comissário Europeu - Justiça e Assuntos Internos

2005

2009

AR

Deputado

2005

Actualidade

Cuatrecasas

Partner

2007

2009

RTP 1

Comentador em programa próprio

??

2010

Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva

Presidente do Conselho de Administração (substituído por Manuel Pinho)

??

Actualidade

Siemens

Administrador (não executivo)

??

Actualidade

Brisa

Presidente da Assembleia-Geral

??

Actualidade

Finipro

Presidente da Assembleia-Geral

??

Actualidade

Novabase

Presidente da Assembleia-Geral

??

Actualidade

Fundação Res Publica

Presidente do Conselho de Administração

2008

Actualidade

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

Professor Convidado

2010

Actualidade

Fundação Colecção Berardo

Vogal do conselho de administração

2.2.1. Cuatrecasas

A Cuatrecasas onde António Vitorino é partner é uma sociedade com muita importância a nível mundial (está listada entre as 50 maiores sociedades de advogados do mundo). Em 2002 foi feita uma fusão entre a Cuatrecasas e a Gonçalves Pereira, Castelo Branco & Associados Link para a cache do Busca Tretas.

Como clientes importantes da Cuatrecasas conta-se a Galp, e a Telefónica. Notar que estando o António Vitorino na Cuatrecasas, era a pessoa óbvia para fazer a ponte entre a Telefónica e o Governo Português no caso de Junho de 2010 quando a Telefónica tentou comprar a participação da Portugal Telecom na Vivo (do Brasil).

2.3. Fontes

3. Dossiers e Artigos

  • Vitorino confirmado como sócio da GPCB Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2005.05.13
    • Fonte: jnegocios
    • Autor: Jornal De Negócios Online
    • António Vitorino vai integrar a sociedade de advogados Gonçalves Pereira, Castelo Branco & Associados (GPCB) no próximo mês de Junho. Confirma-se assim a notícia dada em primeira mão dada pelo Jornal de Negócios em Fevereiro passado.

  • Galp assessorada por escritório espanhol de que Vitorino é sócio Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2005.09.16
    • Fonte: Público
    • Autor: Cristina Ferreira, Público
    • O documento não refere, contudo, que a GPCB foi absorvida pelo escritório de advocacia espanhol Cuatrecasas e tem representado os interesses da eléctrica espanhola Iberdrola na Galp, onde controla quatro por cento do capital. A Cuatrecasas contratou já este ano, António Vitorino, para integrar os quadros do grupo de advocacia “no seu escritório de Lisboa”. Como se pode ler no site da firma de advogados espanhola, o dirigente do PS “assinou pela sociedade de advogados Cuatrecasas para trabalhar no seu escritório de Lisboa”, o Cuatrecasas Portugal, onde assumiu o lugar de sócio.

  • Falta de pudor! Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2005.09.19
    • Fonte: DN
    • Autor: Por Almeida E Sousaengenheiro
    • Quanto a nomeações de cargos políticos e a contratações para funções especiais, o Governo do eng. Sócrates ultrapassou esta semana níveis inesperados e perigosos de descaramento político. A falta de pudor é tanta que só se pode explicar pela existência de uma maioria absoluta com tiques tão arrogantes e insensíveis quanto os daquela outra que em tempos suportou Cavaco Silva, essa espécie de D. Sebastião do século XXI, agora travestido em salvador da pátria. O primeiro nomeado da semana foi Guilherme de Oliveira Martins!

  • Moura Guedes implica Vitorino nas pressões sobre TVI Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2010.02.11
    • Fonte: DN
    • Autor: Dn.Pt
    • António Vitorino foi o homem de José Sócrates nas movimentações para acabar com o Jornal Nacional de Sexta, da TVI, que era apresentado por Manuela Moura Guedes. No depoimento à Entidade Reguladora da Comunicação (ERC), a jornalista disse que foi o antigo comissário europeu o escolhido pelo primeiro-ministro para pressionar a Prisa, grupo espanhol de comunicação que é o principal accionista da proprietária da televisão, a Media Capital. O conteúdo do depoimento da antiga subdirectora de informação da TVI é avançada nesta quinta-feira pela revista 'Sábado'.

  • Deu um 'tilt'a António Vitorino Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2010.03.09
    • Fonte: DN
    • Autor: Pedro Tadeu
    • A António Vitorino saiu-lhe um dia a sorte grande quando o jornalista José António Cerejo, do jornal Público, em 1997, telefonou para o gabinete do então vice-primeiro-ministro a fazer perguntas sobre um pagamento de um imposto relativo à compra de uma casa em ruínas. Antes de o jornal do dia seguinte sair, Vitorino já pedira a demissão. Esse foi o dia do tilt no flipper cerebral de António Vitorino. Foi o dia em que o homem, que 19 anos antes era apenas um deputado eleito pela Frente Republicana e Socialista, resolveu procurar mais verdejantes pastos.

  • Escritório de Vitorino não avisou Sócrates do aumento da oferta da Telefónica à PT Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2010.07.09
    • Fonte: Sol
    • Autor: Graça Rosendo E Helena Pereira
    • Foi a sociedade de advogados de que o ex-ministro socialista e ex-comissário europeu António Vitorino faz parte que montou o negócio proposto à PT pela espanhola Telefónica, de compra da operadora móvel brasileira Vivo, avança a edição do SOL esta sexta-feira Vitorino é sócio da Cuatrecasas, Gonçalves Pereira – a sociedade que assessora a Telefónica em Portugal –, mas, (...)

4. Ficheiros anexados a esta página

5. Comentários


Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.



CategoriaBiografia