Não Editável História Acções RSS

Ajustes directos no Estado já chegam a 1,2% do PIB

Ajustes directos no Estado já chegam a 1,2% do PIB

Fonte
DN
Autor
Redacção
Data
2010.01.02
Link

Ajustes directos no Estado já chegam a 1,2% do PIB

Em cerca de um ano foram gastos mais de dois mil milhões de euros em ajustes directos na Administração Pública (AP). Este valor é fornecido através da publicação de contratos públicos em sites governamentais e significa mais de 1,2% do PIB português (situado nos 163 mil milhões de euros) que não é sujeito a concurso público.

O montante corresponde a um total de 84 968 contratos divulgados entre Agosto de 2008 e Setembro de 2009 no site governamental www.base.gov.pt, sendo disponibilizados de uma forma mais funcional pela Associação Nacional de Software Livre(ANSOL) que criou o site Transparência na AP (http://transparencia-pt.org).

O valor pode, assim, ser bastante superior a dois mil milhões de euros, uma vez que nem todos os ajustes directos foram publicados. Confrontados pelo DN com alguns dos valores destes contratos por ajuste directo, os partidos da oposição exigem mais "transparência" ao Governo e um maior controlo dos contratos públicos por parte do Tribunal de Contas.

Já o Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP), contactado pelo DN, garante que os ajustes directos servem para poupar dinheiros públicos e melhorar a eficiência.


Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.





CategoriaArtigos