Conteúdo
1. 2015.05.17 Agressão a um adepto do Benfica
No dia 17 de Maio de 2015, um adepto do Benfica foi agredido de forma muito violenta pela polícia. O agredido identificou o agressor como Filipe Macedo Silva, comandante da esquadra de investigação criminal de Guimarães (Já trabalhou em Lisboa, tendo sido comandante da esquadra de Rio de Mouro). Um polícia nunca deve de agredir um cidadão excepto em casos excepcionais. Neste caso ainda há uma agravante, dado que a agressão foi feita em presença dos dois filhos de nove e de treze anos.
- Data: 2015-05-17
- Fonte: CMTV
Como se pode constatar no vídeo, o agente agressor trocou bastão normal por um de aço para prosseguir a agressão. Este tipo de bastão em aço só pode ser utilizado por forças policiais por se tratar de acordo com a lei das armas, de uma arma proibida. É normalmente utilizado para partir vidros em caso de emergência ou em situações de grande violência antes do recurso à arma de fogo.
Segundo o auto escrito pelo próprio Filipe Macedo Silva, que os media tiveram acesso, as agressões foram justificadas devido a ameaças e a uma cuspidela na cara, sendo que o adepto sabia que estava a ser filmado e tentou tirar proveito da situação, bem como do seu porte físico em relação ao subcomissário para dificultar a sua manietação e detenção, tendo resistido à detenção. Quanto ao pai do agredido, segundo o relatório, também insultou e tentou impedir a detenção do filho, tendo-lhe sido aplicada a técnica de "mãos vazias" para o afastar.
No dia 20 de Maio, é noticiado pelos media que o comandante Filipe Macedo Silva está envolvido em outro caso de agressão, desta feita a um comerciante de Guimarães, que terá acontecido a 17 de Abril de 2015.
Nesse mesmo dia, vem-se a saber que o Comando da PSP se preparava para entregar um louvor a Filipe Macedo Silva mas que, face aos acontecimentos do dia 17 de Maio, entretanto foi suspenso até que a situação esteja esclarecida. Não deixa de ser curioso que a queixa em tribunal por agressão ao comerciante de Guimarães não foi suficiente para suspender o louvor até à resolução do caso.
Este agente, no dia da agressão, era responsável pela bancada onde se encontra o armazém do Vitória de Guimarães que foi assaltado e vandalizado.
A 5 de Janeiro de 2016, é noticiado que o comandante Filipe Macedo Silva regressou ao activo devido ao vencimento do prazo da sua suspensão preventiva. Os inquéritos abertos continuam sem dar qualquer resultado.
2. Artigos
PSP deteve violentamente adepto do Benfica à frente de uma criança
- Data: 2015.05.18
- Fonte: Público
- Autor: Redacção
Incidente ocorreu nas imediações do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. É um caso que promete causar polémica, pela força utilizada na detenção e pelo facto de uma criança pequena ter assistido a tudo. Nas imagens transmitidas pela CMTV, vê-se um homem vestido com a camisola do Benfica a discutir com um agente da PSP, nas imediações do Estádio D.
MAI abre inquéritos aos incidentes entre adeptos e PSP
- Data: 2015.05.18
- Fonte: TVI 24
- Autor: Redação
Ministério de Anabela Rodrigues quer apurar o que se passou em Guimarães e em Lisboa O Ministério da Administração Interna (MAI) determinou esta segunda-feira à Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) a abertura de dois inquéritos aos incidentes ocorridos em Guimarães e em Lisboa que envolveram adeptos de futebol e elementos da PSP. Fonte oficial do MAI disse à Lusa que os inquéritos devem estar concluídos no prazo máximo de 30 dias.
Guimarães: agredido diz que vai processar o agente da PSP
- Data: 2015.05.18
- Fonte: TVI 24
- Autor: Redação
PSP instaura, por seu turno, processo a agente da PSP O cidadão alegadamente agredido no domingo nas imediações do estádio de Guimarães por um oficial da PSP foi esta manhã presente ao juiz do Tribunal Judicial de Guimarães, declarando à saída a sua intenção de processar o polícia. Falando à saída do tribunal, o adepto encarnado José Magalhães - que assistiu no Estádio D. Afonso Henriques, na companhia do pai e dos dois filhos, à conquista do bicampeonato de futebol da I Liga pelo Benfica - negou ter "insultado ou cuspido" o comandante da investigação criminal de Guimarães, Filipe Silva.
Polícia trocou bastão normal por um de aço na agressão a adepto do Benfica
- Data: 2015.05.18
- Fonte: Público
- Autor: Pedro Sales Dias
O subcomissário da PSP de Guimarães alega ter sido alvo de injúrias e garante que o adepto lhe cuspiu, versão negada pelo empresário de Matosinhos. Caso investigado pelo Ministério Público. O subcomissário da polícia de Guimarães que foi filmado a espancar um empresário de Matosinhos à frente do filho, na tarde de domingo, nas imediações do Estádio D. Afonso Henriques, trocou o bastão longo por um bastão extensível de aço enquanto agredia a vítima, como está patente nas imagens da CMTV e conforme confirmaram ao PÚBLICO fontes policiais.
Polícia que agrediu adepto violou manual da PSP e pode ser expulso
- Data: 2015.05.18
- Fonte: Expresso
- Autor: Rui Gustavo
… as orientações da PSP são claras: a única reação admissível para um caso de injúrias ( cuspir é considerado injúria) é a ordem de prisão. E se o adepto resistisse à detenção, o polícia só poderia usar o bastão para o controlar, e nunca para bater, como as imagens mostram. “É uma situação clara de uso excessivo de força”, garante o juiz conselheiro Mário Mendes, antigo secretário-geral do Sistema de Segurança Interna. “Não há qualquer reação física por parte do adepto do Benfica, o procedimento correto teria sido detê-lo. Mais nada”, acrescenta o magistrado.
Subcomissário justifica agressões em Guimarães devido a uma cuspidela
- Data: 2015.05.18
- Fonte: Expresso
- Autor: Hugo Franco
Auto da polícia, escrito pelo próprio graduado da PSP envolvido no incidente, refere ainda que o homem agredido tentou tirar proveito do facto de estar a ser filmado, bem como do seu porte físico. Quanto ao homem mais velho, o texto refere que tentou impedir a detenção do filho.
PSP diz que houve "cuspidela", testemunhas desmentem
- Data: 2015.05.18
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
O relatório do incidente deste domimgo, em que um agente da PSP espancou, depois do V. Guimarães-Benfica, José Magalhães e o seu pai à frente de dois familiares menores já foi elaborado pela PSP mas "é mentira", afirmam as pessoas que presenciaram o incidente.
Agente que agrediu adeptos do Benfica é acusado de outra agressão
- Data: 2015.05.20
- Fonte: DN
- Autor: Dn.Pt
O subcomissário que está a ser alvo de investigação por ter agredido adeptos do Benfica em frente a duas crianças é suspeito de uma outra agressão. O caso remonta ao dia 17 de abril, no final do jogo Guimarães-Braga: segundo o Correio da Manhã, Edgar Santos, um comerciante e adepto do Vitória de Guimarães, alega ter sido brutalmente agredido pelo agente Filipe Silva, pelas 23.00, pouco depois do final da partida de futebol.
Comando da PSP tinha "em cima da mesa" louvor para subcomissário
- Data: 2015.05.20
- Fonte: DN
- Autor: Lusa/Dn.Pt
O comandante distrital da PSP de Braga tinha um louvor "em cima da mesa" para entregar ao subcomissário envolvido nas agressões a dois adeptos em Guimarães, registadas no domingo, informou hoje fonte daquela força.
Em declarações à Lusa, a fonte acrescentou que aquele louvor pretendia distinguir os "relevantes" serviços do subcomissário Filipe Silva prestados primeiro em Braga e depois no comando da Esquadra de Investigação Criminal de Guimarães.
"Na semana passada, o louvor estava em cima da mesa do comandante distrital. Mas, perante o que aconteceu em Guimarães, e até que a situação esteja esclarecida, o louvor já não será entregue", disse ainda.
O subintendente Rui Matos, oficial de operações do Comando Distrital de Braga, disse à Lusa que Filipe Silva "é um excelente profissional".
Futebol: Processo disciplinar aberto pela PSP aguarda conclusão da IGAI
- Data: 2015.05.20
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
O processo disciplinar aberto pela PSP ao subcomissário envolvido nos incidentes de domingo em Guimarães está parado até à conclusão do inquérito a decorrer na Inspeção-Geral da Administração Interna porque são procedimentos idênticos, segundo aquela força de segurança.
Agente que agrediu família era responsável por bancada onde armazém foi assaltado
- Data: 2015.05.20
- Fonte: Sol
- Autor: Sol
O subcomissário da PSP, que agrediu um adepto de Benfica e a família perto do estádio Dom Afonso Henriques, era responsável pela bancada onde se localiza o armazém do Vitória de Guimarães que foi assaltado e vandalizado, avança hoje o Jornal de Notícias. Filipe Macedo da Silva está mesmo responsável pela investigação ao saque, uma vez que ainda não foi suspenso, escreve ainda o jornal.
Polícia que agrediu adepto do Benfica voltou hoje ao serviço
- Data: 2016.01.05
- Fonte: DN
- Autor: Rute Coelho
O agente que liderava a Esquadra de Investigação Criminal de Guimarães regressou ao serviço depois de ter expirado o prazo da sua suspensão preventiva, numa altura em que ainda não há decisões finais sobre os inquéritos crime e disciplinar abertos em relação ao caso.
3. Ficheiros em anexo a esta análise
4. Comentários
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.