Activista acusado pela sexta vez por denunciar condições nas cadeias
- Fonte
- Público
- Autor
- Ana Dias Cordeiro
- Data
- 2018.03.03
- Link
Activista acusado pela sexta vez por denunciar condições nas cadeias
Sociólogo enviou queixas de reclusos às autoridades nacionais e ao comité do Conselho da Europa que ainda recentemente publicou relatório alertando para a situação de algumas prisões portuguesas. Um activista e académico português enfrenta os tribunais pela sexta vez por ter denunciado alegadas violações dos direitos humanos nas cadeias nacionais como aquelas que levaram o Comité para a Prevenção da Tortura (CPT) do Conselho da Europa a alertar, num relatório recente, para as más condições em algumas prisões do país.
O art. 187º do Código Penal:
Artigo 187.º
Ofensa a organismo, serviço ou pessoa colectiva
- Quem, sem ter fundamento para, em boa fé, os reputar verdadeiros, afirmar ou propalar factos inverídicos, capazes de ofender a credibilidade, o prestígio ou a confiança que sejam devidos a organismo ou serviço que exerçam autoridade pública, pessoa colectiva, instituição ou corporação, é punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 240 dias.
- É correspondentemente aplicável o disposto:
- No artigo 183.º; e b. Nos n.os 1 e 2 do artigo 186.º
Daqui resulta que, empresas e organismos públicos podem processar quem muito bem entenderem. Como a justiça é cara e opaca para o cidadão comum, este não se consegue defender eficazmente e, por virtude disto, estas entidades têm o poder de procederem como desejarem, calando as denúncias desta forma.
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.