Não Editável História Acções RSS

Activista acusado pela sexta vez por denunciar condições nas cadeias

Activista acusado pela sexta vez por denunciar condições nas cadeias

Fonte
Público
Autor
Ana Dias Cordeiro
Data
2018.03.03
Link

Activista acusado pela sexta vez por denunciar condições nas cadeias Link para a cache do Busca Tretas

Sociólogo enviou queixas de reclusos às autoridades nacionais e ao comité do Conselho da Europa que ainda recentemente publicou relatório alertando para a situação de algumas prisões portuguesas. Um activista e académico português enfrenta os tribunais pela sexta vez por ter denunciado alegadas violações dos direitos humanos nas cadeias nacionais como aquelas que levaram o Comité para a Prevenção da Tortura (CPT) do Conselho da Europa a alertar, num relatório recente, para as más condições em algumas prisões do país.

O art. 187º do Código Penal:

Artigo 187.º

Ofensa a organismo, serviço ou pessoa colectiva

  1. Quem, sem ter fundamento para, em boa fé, os reputar verdadeiros, afirmar ou propalar factos inverídicos, capazes de ofender a credibilidade, o prestígio ou a confiança que sejam devidos a organismo ou serviço que exerçam autoridade pública, pessoa colectiva, instituição ou corporação, é punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 240 dias.
  2. É correspondentemente aplicável o disposto:
    1. No artigo 183.º; e b. Nos n.os 1 e 2 do artigo 186.º

Daqui resulta que, empresas e organismos públicos podem processar quem muito bem entenderem. Como a justiça é cara e opaca para o cidadão comum, este não se consegue defender eficazmente e, por virtude disto, estas entidades têm o poder de procederem como desejarem, calando as denúncias desta forma.


Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.





CategoriaArtigos