1. Viagens Euro 2016
Por ocasião do Euro 2016 realizado em França a Galp pagou viagens a vários políticos portugueses para assistirem a desafios de futebol. Começou por se saber que a Galp pagou ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade (PS). Este foi o pagamento que causou mais polémica dado que, para além dos problemas éticos evidentes, este governante tinha em mãos um dossier em que o Estado reclama mais de 100 milhões de euros em dívida fiscal.
Depois, continuaram a sair notícias, mais dois elementos do governo teriam aceitado viagens oferecidas pela Galp, assim como deputados e autarcas.
Pessoas implicadas:
Fernando Rocha Andrade - Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais - PS
Jorge Costa Oliveira - Secretário de Estado da Internacionalização - PS
João Vasconcelos - Secretário de Estado da Indústria - PS
Cristóvão Norte - Deputado - PSD - a convite pessoal de um amigo, mas pago pela Galp?
Álvaro Beijinha - Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém - CDU
Nuno Mascarenhas - Presidente da Câmara Municipal de Sines - PS
2. Secretários de Estado
|
|
|
Fernando Rocha Andrade |
João Vasconcelos |
Jorge Costa Oliveira |
Galp pagou viagem de secretário de Estado ao Euro
- Data: 2016.08.03
- Fonte: Expresso
- Autor: Cristina Figueiredo
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, foi assistir ao Portugal-Hungria, em França, a convite da Galp, empresa à qual o Estado reclama mais de 100 milhões de euros em dívida fiscal. A notícia é avançada pela revista “Sábado” na edição que será posta à venda esta quinta-feira O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais foi assistir ao Portugal-Hungria (3-3), o dramático jogo da fase de grupos que determinaria a passagem aos oitavos-de-final, a convite da Galp.
Um secretário de estado aceitou viagens pagas por uma empresa que está em litígio com o estado. Apesar disso os governantes não vê conflito de interesses:
Resposta de Rocha Andrade à SÁBADO: na final com idêntico convite
- Data: 2016.08.03
- Fonte: Sábado
- Autor: Fernando Esteves
O gabinete do ministério das Finanças reagiu à notícia da SÁBADO assumindo que o secretário de Estado esteve em dois jogos a convite da Galp e que não vê qualquer conflito ético. Veja as respostas Fernando Rocha Andrade considera ou não que aceitar o convite de uma empresa que é interlocutor do Estado em várias matérias representa um conflito ético? O Secretário de Estado encara com naturalidade, e dentro da adequação social, a aceitação este tipo de convite - no caso, um convite de um patrocinador da Seleção para assistir a um jogo da Seleção Nacional de Futebol.
Sob pressão, os visados acabaram por pagar as viagens:
Secretário de Estado reembolsa Galp por duas viagens pagas ao Euro 2016
- Data: 2016.08.03
- Fonte: Expresso
- Autor: Cristina Figueiredo
Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, foi assistir ao Portugal-Hungria e ao Portugal-França em viagens pagas pela Galp, empresa à qual o Estado reclama mais de 100 milhões de euros em dívida fiscal. Governante já anunciou que vai reembolsar a petrolífera O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais foi assistir ao Portugal-Hungria (3-3), o dramático jogo da fase de grupos que determinaria a passagem aos oitavos-de-final, a convite da Galp.
Ministro assume que secretário de Estado já não pode tomar decisões sobre a Galp
- Data: 2016.08.05
- Fonte: Público
- Autor: Sofia Rodrigues
PSD e CDS-PP mantêm pressão sobre o primeiro-ministro. Centristas querem interromper férias parlamentares para ouvir o Governo sobre o caso das viagens ao Euro 2016 O ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva vai avocar “pessoalmente” eventuais decisões sobre a Galp que requeressem decisão do secretário de Estado da sua equipa – Jorge Costa Oliveira - que viajou a convite da petrolífera para assistir a jogos do Euro 2016.
3. Autarcas
Mais tarde foi noticiado que autarcas da CDU e do PS também terão aceite convites da Galp.
Euro2016: Autarcas do PS e da CDU também viajaram a convite da Galp
- Data: 2016.08.09
- Fonte: Sábado
- Autor: Cátia Andrea Costa | Foto: Tiago Canhoto
Álvaro Beijinha e Nuno Mascarenhas terão estado em Lyon a convite da petrolífera. No mesmo voo, iria Fernando Rocha Andrade Os presidentes das Câmaras Municipais de Sines e de Santiago do Cacém deslocaram-se a Lyon para assistir ao Portugal-Hungria, ultima partida da fase de grupos do Euro2016, a convite da Galp. Segundo o Observador , Álvaro Beijinha (eleito pela CDU em Santiago do Cacém) e Nuno Mascarenhas (eleito pelo PS em Sines) partilharam o voo com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade.
4. Comissão Parlamentar
A Maioria rejeitou a constituição de uma comissão para investigar este caso.
Maioria de esquerda rejeita comissão permanente sobre viagens pagas pela Galp
- Data: 2016.08.10
- Fonte: DN
- Autor: Lusa
Pedido tinha sido feito na semana passada pelo CDS-PP PS, BE, PCP e PEV recusaram hoje o pedido do CDS-PP para uma reunião da comissão permanente do parlamento para debater as viagens de membros do Governo pagas pela Galp para assistir a (...)
5. Comentários
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.