Não Editável História Acções RSS

TransparencyInternational

1. Transparency Internacional

A Transparency Internacional é uma organização dedicada ao combate à corrupção. Entre outras actividades, esta organização compila relatórios anuais sobre o estado da corrupção a nível mundial. Para além disto também desenvolve actividades e patrocina estudos que demonstram cabalmente como a corrupção fomenta a pobreza e o atraso dos países.

Das publicações desta organização destaca-se o seu relatório global da corrupção, onde anuncia o ranking de corrupção dos países.

O ranking que Portugal ocupa nos últimos anos foi:

Ano

Posição

CPI1

2010

35

6.0

2009

32

6.1

2008

28

6.5

2007

26

6.6

2006

26

6.5

A posição em gráfico vem:

corruption_perceptions_index.png

Notem por favor que o gráfico não mostra o zero do eixo das ordenadas, logo o mais descuidado olhando para o declive das curvas pode-se assustar dado que deduz um ritmo de mudança muito rápido. Considerações sobre o ritmo de mudança só podem ser feitas por comparação em séries mais longas ou com o comportamento de outros países que sejam tomados como referência. Este gráfico apenas quer mostrar que estamos a piorar em termos de percepção da corrupção.

Fica aqui uma prova científica da sensação que todos os portugueses têm, isto é, que os níveis de corrupção têm vindo a aumentar.

A Transparency Internacional tem inúmeras outras publicações que analisam desde países e regiões específicos e a forma como são afectados pela corrupção até estudos sobre áreas de actividade económica.

Em anexo a esta página pode encontrar o relatório de 26 de Outubro de 2010.

2. Dossiers e Artigos

2.1. Artigos

  • Portugal: corrupção e crise de mãos dadas Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2012.06.06
    • Fonte: Expresso
    • Autor: Redacção
    • Portugal, Itália, Grécia e Espanha continuam a não prestar contas tal como deviam e a apresentar graves problemas de ineficiência e de corrupção que não são suficientemente controlados nem punidos. Esta é uma das principais conclusões de um novo relatório da Transparência Internacional Intitulado " Dinheiro, Política, Poder: Riscos de Corrupção na Europa ". No documento hoje divulgado, chega mesmo a ser estabelecida uma forte correlação entre a ineficiência destes países no combate à corrupção e os deficits das contas públicas.

3. Ficheiros em anexo


Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.




CategoriaOrganização

  1. Índice de percepção de corrupção - mais é melhor. (1)