Conteúdo
1. Ricardo Salgado
Presidente do GrupoEspíritoSanto.
2. Dados Biográficos
|
Nome Completo: |
Ricardo Espírito Santo Silva Salgado |
Data de nascimento: |
25 de Junho de 1944 |
|
Lugar de nascimento: |
Cascais |
2.1. Habilitações
Ano |
Escola |
Observações |
2.2. Experiência/Percurso Profissional
Início |
Fim |
Local |
Função |
2.3. Fontes
3. Referências
3.1. Os moralismos de Ricardo Salgado
Ricardo Salgado: “Portugueses preferem o subsídio de desemprego”
- Data: 2013.05.25
- Fonte: I-Online
- Autor: António Ribeiro Ferreira
Ontem, durante a apresentação das potencialidades do Alqueva a investidores agrícolas estrangeiros, Ricardo Salgado, presidente do BES, banco que apoia a iniciativa em, conjunto com EDIA, Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, foi questionado sobre o elevado número de imigrantes a trabalhar na região e foi rápido na explicação: "Há imigrantes que substituem os portugueses que preferem ficar com o subsídio de desemprego". E continuou: "Se os portugueses não querem trabalhar e preferem estar no subsídio de desemprego, há imigrantes que trabalham, alegremente, na agricultura e esse é um factor positivo".
Ricardo Salgado: "As pessoas têm de aprender que devem pagar impostos"
- Data: 2014.08.09
- Fonte: Expresso
- Autor: Redacção
A frase foi dita pelo ex-presidente do BES em 16 de dezembro de 2006. Salgado deu várias entrevistas desde 1991. O Expresso foi ler algumas delas e selecionou declarações que ficam para a história.
3.2. A fuga aos impostos
Ricardo Salgado explica dinheiro no estrangeiro e fuga ao Fisco
- Data: 2012.12.21
- Fonte: i-online
- Autor: Jornal I
Ricardo Salgado só não foi constituído arguido porque já pagou ao Fisco. O banqueiro esteve na passada terça-feira a prestar declarações sobre o processo Monte Branco e para esclarecer os milhões de euros que enviou para o estrangeiro sem ter declarado um cêntimo, avança o semanário “SOL”. Ao que aquele jornal apurou, trata-se de capitais movimentados para fora de Portugal através dos serviços da Akoya Asset Managment, empresa liderada pelo suíço Michel Canals. Em causa estão capitais próprios e a sua colocação no estrangeiro sem pagar impostos.
Ricardo Salgado esqueceu-se de declarar 8,5 milhões de euros ao fisco
- Data: 2013.01.17
- Fonte: i-online
- Autor: Carlos Diogo Santos E Luís Rosa
O presidente-executivo do Banco Espírito Santo (BES) deslocou-se ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) no passado dia 18 de Dezembro para prestar depoimento na investigação em que estão sob escrutínio os crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais. Onze dias antes, Ricardo Salgado liquidou a última de três rectificações de IRS realizadas fora de prazo, num total de 4,3 milhões de euros de IRS pagos a mais face à colecta inicial de Maio.
Ricardo Salgado esqueceu-se de declarar 8,5 milhões
- Data: 2013.01.17
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
Antes de depor na Operação Monte Branco, o presidente do BES fez três retificações discais entre junho e dezembro que o obrigaram a pagar mais 4,3 milhões de euros de IRS por rendimentos de capitais e de trabalho no estrangeiro.
Salgado recorreu a três 'amnistias' fiscais
- Data: 2013.02.04
- Fonte: sol
- Autor: Por Ana Paula Azevedo E Felícia Cabrita
O presidente do BES, Ricardo Salgado, recorreu aos três planos de ‘amnistia fiscal’ lançados pelos governos desde 2005, dirigidos a quem tem património escondido no estrangeiro. Segundo o SOL apurou, o presidente do BES regularizou um total de cerca de 26 milhões de euros que tinha fora de Portugal e não declarara ao fisco. E pagou dois milhões de euros de imposto – correspondentes às taxas de 5% e 7,5% estipuladas nos Regimes Extraordinários de Regularização Tributária (RERT) de 2005 (RERT I), de 2010 (RERT II) e de 2011 (RERT III).
Banco de Portugal pediu explicações a Ricardo Salgado sobre "omissão fiscal"
- Data: 2013.02.04
- Fonte: dinheirovivo
- Autor: Dinheiro Vivo
O presidente do BES regularizou três vezes a declaração fiscal. O governador do Banco de Portugal quer perceber porquê O Banco de Portugal terá pedido a Ricardo Salgado que justificasse a razão pela qual não declarou na sua declaração de IRS cerca de 8,5 milhões de euros obtidos através de operações no estrangeiro.
3.3. Outros
Ricardo Salgado testemunha no Mensalão
- Data: 2009.11.06
- Fonte: JN
- Autor: Lusa
Presidente do BES será ouvido no Tribunal como testemunha a respeito do esquema ilícito brasileiro Ricardo Salgado, presidente do Banco Espírito do Santo (BES), testemunha hoje, na 2ª Vara Criminal de Lisboa, no âmbito do caso "Mensalão", no cumprimento de uma carta rogatória das autoridades judiciais brasileiras. Em causa está o alegada envolvimento do BES no financiamento à recompra das linhas eléctricas da empresa estatal brasileira Elonorte.
Salgado rejeita recurso ao FMI e defende 'outra solução'
- Data: 2011.01.26
- Fonte: DN
- Autor: Paula Cordeiro
A eventual intervenção do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do fundo europeu em Portugal "não é a solução", afirmou ontem Ricardo Salgado, presidente do Banco Espírito Santo (BES). À margem da apresentação do novo programa de gestão e inovação para empreendedores, iniciativa conjunta da Universidade Católica e do BES, o banqueiro manifestou-se contrário a esta possibilidade, defendendo que tem de ser encontrada "outra solução", defen- dendo "um outro plano, que permita a recuperação económica dos países periféricos".
Salgado teme fuga de capitais se FMI entrar em Portugal
- Data: 2011.01.31
- Fonte: Economico
- Autor: Maria Ana Barroso
Ricardo Salgado voltou hoje a defender que Portugal resolva os seus problemas sem pedir ajuda internacional. "A intervenção do Fundo Monetário Internacional (FMI) continua a não ser de apoiar", afirmou o presidente do BES na conferência de imprensa de apresentação dos resultados anuais do banco.
Cabe ao Governo negociar o empréstimo já, diz Ricardo Salgado
- Data: 2011.04.05
- Fonte: publico
- Autor: Cristina Ferreira
Portugal não tem alternativa senão solicitar já um empréstimo intercalar de curto prazo, que permita financiar a economia até à tomada de posse do próximo governo, defendeu Ricardo Salgado, presidente do BES, numa entrevista ao Jornal Nacional da TVI, conduzida por Judite de Sousa. Se não o fizer a solvência da República correrá risco.
Banqueiros nervosos empurram o governo para pedido de ajuda
- Data: 2011.04.06
- Fonte: i-online
- Autor: Nuno Aguiar
Ricardo Salgado mudou de posição numa semana e defende ajuda. Cavaco segue banca ao segundo A mudança foi radical. Uma semana após ter afirmado que Portugal é capaz de escapar a um resgate, Ricardo Salgado disse ontem em entrevista à TVI que "é preciso um empréstimo intercalar. É urgente pedi-lo já e é grave se isso não acontecer." Na véspera, Carlos Santos Ferreira, presidente do BCP tinha dito o mesmo e a mensagem vai ser repetida pelos líderes do Totta, BPI e Caixa.
Emergência. Socialistas já admitem pedido de ajuda à UE/FMI
- Data: 2011.04.06
- Fonte: i-online
- Autor: Redacção
O pedido de ajuda de Portugal deve chegar a Bruxelas até Junho A situação de Portugal é de emergência e PS já admite pedir ajuda externa ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) e ao Fundo Monetário internacional (FMI) para evitar uma crise de pagamentos. Francisco Assis, o líder parlamentar do PS, deu ontem o sinal da mudança de posição dos socialistas em entrevista à Rádio Renascença: "Uma situação de emergência exigirá soluções de emergência.
Presidente do BES entra no edifício do Conselho de Ministros
- Data: 2011.10.13
- Fonte: dinheirovivo
- Autor: Dinheiro Vivo
Ricardo Salgado foi questionado pelos jornalistas mas recusou-se a prestar qualquer declaração O presidente do Banco Espírito Santo entrou hoje pelas 18:05 no edifício do Conselho de Ministros, em Lisboa, de acordo com o Diário Económico . Ricardo Salgado foi questionado pelos jornalistas mas recusou-se a prestar qualquer declaração.
Ricardo Salgado diz que Portugal vai evitar um segundo resgate
- Data: 2012.03.22
- Fonte: Oje
- Autor: Oje/Lusa
O presidente do BES, Ricardo Salgado, disse hoje que acredita que Portugal não irá precisar de um segundo resgate e desvalorizou os valores da execução orçamental de fevereiro.
Ricardo Salgado foi ouvido no DIAP
- Data: 2013.01.14
- Fonte: publico
- Autor: Cristina Ferreira
A investigação do Ministério Público, desencadeada a pedido da CMVM, justificou a deslocação nesta segunda-feira ao DIAP de Ricardo Salgado, que se apresentou na qualidade de testemunha. O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) chamou altos quadros do BES para prestarem esclarecimentos relativos a uma operação realizada no mercado de capitais, há quatro anos, envolvendo acções da EDP, e empresas do grupo, nomeadamente o banco e a seguradora BES Vida.
4. Outras referências no Tretas
5. Ficheiros anexados a esta página
6. Comentários
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.